Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Presidente da Ubabef defende fim da MP 552 ao ministro Mendes Ribeiro Filho

"A continuidade dessas medidas poderá resultar em um forte aumento de custos aos fornecedores de soja para o mercado interno", diz Turra.

Presidente da Ubabef defende fim da MP 552 ao ministro Mendes Ribeiro Filho

O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, reuniu-se hoje (10) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em Brasília (DF).

Durante o encontro, Turra entregou ao ministro um ofício assinado também pelo presidente da Associação Brasileira das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, relativo às Medidas Provisórias 552 e 556, que elevam os custos de processamento do farelo de soja, um dos principais insumos avícolas.
“A continuidade dessas medidas poderá resultar em um forte aumento de custos aos fornecedores de soja para o mercado interno, estimulando a exportação e gerando escassez do grão nos estoques nacionais, o que seria, para a avicultura, ainda mais prejudicial em um cenário complexo como o previsto para o mundo em 2012”, explica o presidente da Ubabef.
Turra aproveitou a oportunidade para tratar de outros temas de interesse do setor, como a Rotulagem de Transgênicos. De acordo com o Presidente da UBABEF, outros países não aplicam este mesmo tipo de exigência, o que cria uma falsa impressão sobre a qualidade do produto com o rótulo.
“Temos um decreto sobre este tema que se sobrepõe à lei. Queremos uma regulação mais criteriosa e tecnicamente fundamentada para esse tema, tal qual o Projeto de Lei do deputado Luis Carlos Heinze. O ministro foi bastante solicito e se comprometeu a ajudar o setor de alimentos nesta questão”, ressalta Turra.