“Decidimos focar o nosso seminário de 2012 nos primeiros passos do crescimento dos animais. O lema escolhido para isso foi “Alimentação animal nos primeiros dias de vida: o desafio do nutricionista para o melhor crescimento!”. Reunimos especialistas deste campo da nutrição para compreender melhor as mudanças enfrentadas pelos animais jovens nas fases iniciais, bem como para revisar as suas necessidades em termos de aminoácidos e eficiência da metionina”, disse o Dr. Pierre-André Geraert, diretor de Inovação e Marketing da Adisseo, durante o seminário Advancia.
As conclusões do seminário estão no último MetNews, o boletim do Advancia, que traz um sumário dos trabalhos do Prof. Dozier (Auburn University, EUA) e do Prof. Rostagno (UFV, Brasil) sobre os requisitos de metionina em frangos jovens, sugerindo a necessidade de se elevar em quase 5% o fornecimento de aminoácidos sulfurados para apoiar o progresso genético das atuais linhagens.
Dr. Michel Duclos (INRA, França) e Prof. Eddy Decuypere (KUL, Bélgica) marcaram presença nessa edição do Advancia ao compartilharem os conhecimentos sobre a fisiologia das células musculares satélite, fundamentais para o desenvolvimento muscular após o nascimento e para o contexto hormonal e fisiológico da reprodução nos primeiros dias pós-incubatório, respectivamente. O Prof. Horacio Rostagno ilustrou tais necessidades fisiológicas ao atualizar os participantes com os mais recentes resultados sobre as exigências de aminoácidos para os pintinhos. Ele ainda demonstrou a necessidade de rever essas exigências tendo em vista o maior potencial de crescimento das atuais linhagens, bem como a consequência dessas exigências sobre o crescimento muscular e, particularmente, na deposição de carne de peito.
O Prof. Zhenfeng Fang (SAU, China) centrou sua apresentação no impacto da alimentação materna para os leitões, mostrando a forte influência dos aminoácidos na nutrição da porca e seus efeitos sobre o crescimento dos leitões. O efeito final dos aminoácidos da dieta na composição do músculo também foi claramente demonstrado pelo Dr. Alberto Conde-Aguilera (INRA, França). Para complementar o que foi apresentado anteriormente pelo Dr. Fang, ele ilustrou a rápida mudança muscular que ocorre com as modificações de aminoácidos na dieta antes do abate. Este efeito tão rápido pode valorizar as propriedades musculares e a qualidade potencial da carne.
O Prof. Mingan Choct (UNE, Austrália), graças a sua experiência científica e seu envolvimento prático na nutrição de aves como CEO da Poultry CRC, presidiu os trabalhos durante a mesa redonda que estimulou a troca de conhecimento dos participantes sobre a nutrição precoce, a exigência de aminoácidos e a margem de segurança para melhorar a eficiência da produção de proteína animal.
Advancia, a comunidade científica lançada pela Adisseo em 2007, reúne cientistas e nutricionistas de todo mundo que compartilham o progresso das pesquisas em aminoácidos, demonstrando como estes nutrientes exercem influência em diversos aspectos: crescimento do animal, funções metabólicas, saúde animal, qualidade da carne e propriedades tecnológicas.
O Advancia é também a ocasião para cientistas e nutricionistas de todo o mundo trocarem experiências e questões sobre aminoácidos, com o objetivo de desenvolver produções sustentáveis de proteínas animais.
Os premiados do 4º Rhodimet® Research Grant (2012-2014) também foram anunciados no Advancia
Desde o lançamento da primeira Bolsa de Pesquisa Rhodimet (Rhodimet® Research Grant), em 2006, 14 bolsas de pesquisa sobre aminoácidos sulfurados e fontes de metionina foram concedidas pela Adisseo. Esses programas de investigação estudam as funcionalidades biológicas e as vias metabólicas das fontes de metionina e aminoácidos sulfurados, tanto do ponto de vista da ciência aplicada quanto da ciência fundamental. Desde então, mais de 10 trabalhos científicos já foram publicados em revistas que adotam o rigoroso sistema de revisão por pares (peer-review), o que demonstra a qualidade dos trabalhos dos premiados com as Bolsas de Pesquisa Rhodimet.
Em novembro/11, a Adisseo lançou uma nova campanha para apoiar projetos de pesquisa que serão desenvolvidos nos próximos dois anos (2012-2014). Foram apresentadas 14 propostas. Coube, então, a uma comissão externa constituída por cientistas internacionais e nutricionistas de importantes empresas do setor a difícil tarefa de selecionar os melhores projetos. Os critérios de classificação levaram em conta desde o interesse científico e originalidade até a descrição da pesquisa e sua metodologia. Para a campanha 2012-2014, três projetos de pesquisa foram destacados. Os laureados foram apresentados durante o 6º Seminário Internacional Advancia sobre Metionina pelos Drs. Véronique Legrand-Defretin (diretora de Pesquisa & Desenvolvimento Nutricional da Adisseo) e Yves Mercier (gerente de Pesquisa em Metionina da Adisseo):
– Dr. Sammy Aggrey (University da Georgia, Athens, EUA) para: Delineação de mecanismos de controle molecular de metionina em frangos de corte;
– Prof. Zhengfeng Fang (Sichuan Agricultural University, Chengdu, China) para: Aumento do consumo de metionina, ou de seu precursor, é promissor para promover a síntese de leite e o nível leite-metionina;
– Dra. Wei Zhai (Mississippi State University, USA) para: Efeitos da metionina na dieta sobre a qualidade da carne e a expressão da proteína no tecido muscular esquelético de frangos.
Os resultados obtidos nos dois anos em que serão desenvolvidos esses projetos de pesquisa serão compartilhados com a comunidade científica especializada em metionina nas próximas edições do Seminário Internacional Advancia sobre Metionina.
Pesquisa sobre metionina atrai atenção mundial durante WPC 2012
C. Berri (INRA) e Y. Mercier, gerente de Pesquisa em Metionina da Adisseo, ganharam o prêmio de melhor apresentação oral em plenário no XXIV Congresso Mundial de Avicultura (WPC 2012). O título do trabalho apresentado é “Efeito de diferentes fontes e níveis de metionina sobre a qualidade da carne”, assinado em conjunto com três outros pesquisadores do INRA e da Adisseo.
A pesquisa aplicada, cujos resultados foram exibidos por Mercier, indica que os efeitos da metionina vão além da formação de proteína. Nesse sentido, demonstra que a partir da utilização de fonte de DL-HMTBA (metionina líquida) obteve-se a mesma eficiência na base molar (88) que com o uso de DL-Metionina. Além disso, o DL-HMTBA apresentou mais alto potencial de ação antioxidante sobre a fração lipídica no músculo de frango.