Depois de um ano onde boas foram apenas as expectativas oriundas de 2011, só nos resta desejar feliz Natal. Mesmo com o alto custo do milho e do farelo de soja, feliz Natal; mesmo com a falta de mercado ou poucas alternativas de mercado externo para nossa carne suína, feliz Natal; mesmo com poucas conquistas apesar de nossa qualidade de produção e nosso status sanitário, feliz Natal; mesmo com a grande evolução ambiental que é o novo código florestal brasileiro, mas ainda aquém de uma realidade justa, feliz Natal.
Sim, feliz Natal, pois ainda temos pessoas lutando por isso, ainda temos, embora timidamente, esperança na solução de nossos problemas, temos fé e isso também é Natal. Sabemos que através de nosso trabalho árduo alimentamos a humanidade, talvez financeiramente não somos recompensados, mas temos a certeza que somos vistos por quem realmente pode fazer algo por nós.
Tenho escrito em artigos passados, que estamos literalmente nas mãos de DEUS e nesta força que tenho me ancorado e acredito que tenha segurado nas mãos de muitos atores desta bela história chamada SUINOCULTURA , para quem está nela ou quem luta por ela, não desistam, esta batalha não será inglória e que ao nascer do menino JESUS possamos ter sempre mais força nesta caminhada.
Obrigado a GESSULLI por este espaço, aos amigos e leitores pela receptividade e aos atores e colaboradores desta causa chamada SUINOCULTURA feliz Natal e 2013 cheio de realizações e nosso comprometimento de continuarmos juntos neste trabalho.
Felicidades a todos.
Wolmir de Souza, presidente do Instituto Nacional da Carne Suína (INCS)