Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cooperativas

Coasul já tem 52 aviários alojados

Tecnologia da cooperativa atrai cada vez mais mais cooperados. Coasul possui cerca de 4.600 colaboradores.

Coasul já tem 52 aviários alojados

A Coasul Cooperativa Agroindustrial de São João-PR já possui 52 aviários integrados alojados. Sendo, 14 novos e 38 adequados. Além de 16 em construção e 27 em adequação. Os aviários começaram a ser construídos em 2009 e seguem um padrão diferenciado dos existentes no mercado. São características modernas que atraem cada vez mais os mais de 4.600 cooperados. É o caso do associado da comunidade de Vila Paraíso em São João, Laurindo José Chioquetta, cooperado há 40 anos e avicultor a 24, ele optou por participar da integração de aves da Coasul.
Cooperativista nato, Laurindo diz que não pensou duas vezes antes de adequar seu aviário em 2010 e passar a ser integrado da cooperativa. “Participo desde o começo da Coasul e não poderia deixar de contribuir também com esta nova fase”, confessa. Ele destaca que um dos principais fatores que fizeram com que ele fizesse a troca de integração foi o fator tecnologia. “Estou muito contente. Informatizei o aviário e assim é bom de trabalhar. Vale muito a pena. Antes 70% do trabalho era manual. Com essas mudanças o serviço agora é 80% menor”, comemora.
Conforme explica o médico Veterinário do fomento avícola, Adriano dos Santos, de modo geral as mudanças a serem feitas nos aviários depende de cada caso, mas as principais são: troca de todo o cortinado e forração para preto/prata, aumento do número de exaustores para melhorar a velocidade do vento, aumento de máquina de aquecimento para entrada do ar, substituição do painel de controle para o padrão Coasul e colocação de placas evaporativas na entrada de ar.
Todo esse investimento é baixo se comparado ao custo benefício, lembra o filho de Laurindo, João Carlos Chioquetta, também cooperado e integrado. “Investi R$120.000,00 nas mudanças em meu antigo aviário. Esse valor eu financiei em 10 anos, mas com 15 lotes eu já posso pagar. É retorno rápido e com muito mais vantagens”, destaca o avicultor.