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Agroindústrias

Aurora obteve uma receita operacional bruta de R$ 3,1 bilhões em 2010

Em ano de recuperação, Aurora comemora o crescimento de 13% de sua receita na comparação com 2009. Mercado interno teve importância fundamental neste resultado.

Um ano de recuperação. Assim pode ser definido o desempenho da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) em 2010, cujos resultados foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (3), pela manhã, em entrevista coletiva, no Hotel Lang, em Chapecó. A empresa obteve uma receita operacional bruta de R$ 3,1 bilhões, com incremento de 13% em relação a 2009 e um resultado líquido positivo (sobras, no jargão do cooperativismo) de R$ 172,5 milhões. De um exercício para outro, a Aurora pulou de um resultado negativo de 5,93%, em 2009, para um expressivo resultado positivo de 6,14%, em 2010, sobre a receita líquida.

Ao expor esses resultados, os diretores Mário Lanznaster (presidente), Neivor Canton (vice-presidente) e Marcos Zordan (diretor de agropecuária) enfatizaram que, para atingir esses resultados, foram implementadas ações, como a reestruturação de áreas de atuação do mercado interno com ênfase na região sul e o fortalecimento de políticas comerciais. Convergiram para esses esforços o rigoroso controle do planejamento comercial, alinhado ao processo de atendimento logístico operacional eficaz e uma produção de qualidade, referenciada no mix com mais de 700 produtos alimentícios.

“Assistimos a uma lenta recuperação da economia mundial, ainda abalada pelos efeitos da crise financeira 2008/2009”, observou Lanznaster, assinalando que a valorização do real e o aumento dos custos de produção impactaram negativamente a concorrência internacional, porém não foram suficientes para comprometer os resultados das exportações brasileiras.

O presidente enfatizou que o mercado interno teve importância fundamental na composição dos resultados da Coopercentral Aurora, sustentado pela forte expansão do PIB, maior oferta de crédito, maior taxa de emprego e melhor distribuição de renda. A classe média brasileira aumentou e, com ela, o consumo interno.  Esse fenômeno, aliado a um conjunto de ações de otimização dos recursos existentes para investimento, maximização de receitas e rígido controle de custos e despesas, permitiu a Aurora concretizar os resultados de 2010.

Confirmando sua vocação para atender o consumo doméstico, as vendas no mercado interno contribuíram com 85,37% da receita total e atingiram R$ 2 bilhões 679 milhões, com uma evolução de 12% em relação ao ano anterior.  As vendas de carnes suínas representaram R$ 1 bilhão 675 milhões; de carnes de aves R$ 579 milhões; de lácteos R$ 237 milhões; de rações suínas R$ 35,7 milhões; de massas R$ 27,6 milhões e de reprodutores, R$ 12,4 milhões; além de outros produtos, como rações de aves, pintos, ovos, matrizes e derivados vegetais etc.

 As vendas no mercado externo corresponderam a 14,63% da receita global e totalizaram R$ 459 milhões, registrando expansão de 19,2%. As vendas de carnes suínas ao exterior representaram R$ 210 milhões e, de carne de aves, R$ 249 milhões.

A Coopercentral manteve a posição de uma das maiores abatedoras de suínos do país. As sete plantas de processamento de suínos localizadas nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul totalizaram 3 milhões 331 mil cabeças abatidas, com aumento de 1,4% em relação a 2009. A produção de carnes suínas in natura cresceu 3,8% e atingiu 302,8 mil toneladas, enquanto a industrialização aumentou 3,4% e chegou a 260,3 mil toneladas.

O abate de aves foi incrementado em 5,44% e totalizou 109,8 milhões de frangos abatidos nas cinco plantas instaladas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O processamento dessa gigantesca matéria-prima resultou em 222 mil toneladas de carne de aves in natura (+8,3%) e 39,5 mil toneladas de carnes industrializadas (+0,5%), incluindo embutidos, empanados, fatiados, hambúrgueres etc.

A Coopercentral Aurora aumentou em 22,7% o volume de leite recebido em 2010 para processamento.Onze cooperativas agropecuárias entregaram 302,2 milhões de litros que foram transformados em 110,4 mil toneladas de produtos industrializados – leite longa vida, queijos, bebidas lácteas, leite em pó, creme de leite etc.

Outro segmento com crescimento firme é o de massas. A produção de pizzas, pão de queijo e lasanhas cresceu 15,1% em relação a 2009, passando para 3.128 toneladas. Na área de nutrição animal, a produção de rações, núcleos e concentrados permaneceu estável em 830,3 mil toneladas. Com a inauguração da linha de hambúrgueres da unidade de São Gabriel do Oeste (MS), a Aurora triplicou a produção própria de industrializados de carnes bovinas, saindo de 2,3 mil toneladas em 2009, para 7,2 mil toneladas em 2010, totalizando entre produção própria e parceria 15,6 mil toneladas, um incremento na ordem de 107%, se comparado a 2009.