A Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, deu início nas apresentações do Projeto Estadual de Desenvolvimento da Suinocultura – PEDS. Os primeiros municípios a conhecerem o PEDS foram: Guarujá do Sul, São José do Cedro, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Descanso, Tunápolis, Iporã do Oeste, Itapiranga e São João do Oeste. As apresentações estão sendo realizadas em municípios que possuem Núcleos Municipais e Regionais de Criadores de Suínos em todo o Estado. O objetivo do PEDS é levar conhecimento e treinamento aos profissionais da área da educação, saúde, agricultura, suinocultores, bem como toda a população em geral, relacionadas à gestão da propriedade rural, produção, manejo, manipulação e consumo da carne suína.
Segundo o coordenador do PEDS, Ramirez Tapia, o projeto está tendo uma boa aceitação por partes dos órgãos municipais. “Os municípios estão demonstrando interesse em participar do projeto, as ações propostas pelo PEDS, visam desde o aumento no consumo da carne suína, através de cursos para merendeiras, donas de casa, profissionais de frigoríficos, açougueiros, além da organização dos produtores e de informações nas áreas ambientais, manejo e produção” explica. Ele diz ainda que os municípios estão apoiando o projeto, pois o PEDS vem de encontro as necessidades da suinocultura. Tapia explica que os municípios visitados até o momento têm a suinocultura como principal atividade e responsável pelo movimento econômico, porém não possuem ações voltadas ao setor. “O PEDS estará oferecendo conhecimento, treinamentos e ações que possam colaborar com o aumento do consumo, bem como a formação de pessoas com conhecimento da cadeia produtiva e os valores nutricionais da carne suína” completa.
Para o prefeito de São João do Oeste, Sérgio Luis Theisen, os representantes da ACCS estão desenvolvendo um trabalho de conscientização junto aos diversos segmentos da sociedade para aumentar o consumo da carne suína. “Além de ser muito saborosa, está mais do que comprovado que a carne suína é saudável”. O prefeito parabeniza a ACCS por esta iniciativa, “é louvável o que a entidade está realizando, pois a suinocultura é a principal atividade do município, acredito que será um projeto de grande importância e de resultados positivos” enfatiza.
Segundo o presidente do Núcleo Municipal de Criadores de Suínos de Tunápolis, Ido Spies, o PEDS será de suma importância. “Cerca de 40% da receita do município provém da suinocultura e com o PEDS poderá ser realizada várias ações, como o treinamento de merendeiras, cursos de culinária, e com isso aprender como preparar novos cortes de carne suína, e ainda, informações na área ambiental, entre outras ações que foram apresentadas,” destaca.
Segundo a Secretária de Educação, do município de Guarujá do Sul, Ivane Beatriz Martins, pôde-se perceber que é possível incrementar a carne suína na alimentação escolar. “Acreditamos que além do produto ser viável para o consumo, valoriza a produção agrícola, uma vez que permite a permanência do agricultor no campo e como atividade que oportunize a lucratividade” explica. Para Ivane, em relação à Educação a expectativa é de incrementar o produto na alimentação escolar, propiciando as merendeiras receitas através de treinamento, uma vez que o produto não é caro e é possível de adquirir.
O Coordenador do PEDS, diz que nas primeiras apresentações estão sendo oferecidas aos municípios diversas ações que poderão ser realizadas no decorrer do ano. “Será analisada a necessidade de cada um e qual a melhor forma de ajudarmos, e a partir do mês de março, colocaremos em prática. Tápia finaliza dizendo que as ações que vêm demonstrando maior interesse são os cursos para merendeiras e treinamento para açougueiros, além de temas relacionados à área ambiental”.
Esta semana é a vez dos municípios de Palmitos, São Carlos, Cunhataí, Saudades, Pinhalzinho, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Coronel Freitas, Novo Horizonte e Quilombo, conhecerem o PEDS.