Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne Suína

PNDS no ES

Espírito Santo elege 12 ações para o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura em 2011.

PNDS no ES

Recordista em aumento de vendas na Campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, o Espírito Santo pretende repetir em 2011 os resultados alcançados no último ano no estado pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS).
Em parceria com o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e Serviço nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), a Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (Ases), que coordena as atividades do PNDS no estado, pretende executar 12 ações para estimular os três elos da cadeia suinícola – comercialização, indústria e produção.
Importante ferramenta de popularização dos cortes suínos, a campanha de marketing “Um novo olhar sobre a carne suína” será implantada em novos supermercados da Grande Vitória. Além da parceria já fechada com os Supermercados Faé, de Vila Velha, já foram iniciadas negociações para desenvolvimento da ação em uma grande rede de supermercados com abrangência na Grande Vitória e com atuação na região norte do Estado.

Também está prevista no planejamento de 2011 a continuidade dos treinamentos para capacitação e qualificação de suinocultores e gerentes de granjas. As qualificações serão intensificadas neste ano com o início do treinamento modular da metodologia Senar em produção e manejo de suínos. Para ministrar o curso, técnicos do Senar-ES participaram de formação em Brasília para capacitar instrutores que atuarão no aperfeiçoamento de suinocultores nas granjas no estado.
Outra ação do PNDS que prossegue é a consultoria do Sebrae/ES para mapeamento da cadeia suinícola em frigoríficos e supermercados e levantamento do consumo de suíno per capita capixaba. Será realizado ainda um diagnóstico sistemático do perfil da agroindústria processadora de suínos no estado.
Além da campanha de marketing para divulgar a carne suína, o plano de ações inclui ainda participações em feiras e eventos regionais, como a Roda de Boteco, Acaps, Expovinhos e 1ª Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), alguns ainda em fase de negociação. Estão incluídas também no planejamento inserções publicitárias em canais de televisão, especialmente de abrangência no sul do estado.
Outras metas do plano de ações do PNDS para 2011 são a realização de palestras para nutricionistas de faculdades e universidades da Grande Vitória, inserção da carne suína na merenda escolar, ampliação do consumo do produto em churrascarias e cozinhas industriais e realização de um jantar de apresentação dos resultados das ações para autoridades, varejistas, formadores de opinião e suinocultores.
As ações do PNDS foram iniciadas no Espírito Santo em 2009 e prosseguem até 2012 com o objetivo de aumentar em dois quilos o consumo per capita de carne suína.
Entusiasmado com os resultados alcançados em 2010, o presidente da Ases, José Puppin, acredita no sucesso do projeto também neste ano. “O PNDS incrementou, e muito, a suinocultura capixaba. Tivemos um aumento na produção no estado em 2010 e esse excedente foi totalmente absorvido pelo consumidor interno, uma vez que registramos redução nas exportações. Para este ano pretendemos dar seguimento às ações iniciadas e intensificar as atividades do projeto no Espírito Santo”, ressalta.