Contando com a participação de cerca de 480 inscritos, o Congresso APA – Produção e Comercialização de Ovos encerrou hoje sua 9ª edição. Com o tema “Ovos – Saúde na mesa”, o evento, de grande importância para avicultura no Brasil, contou com programação variada salientando diversos aspectos relevantes para o setor. O congresso foi realizado na cidade de Ribeirão Preto (SP).
A abertura do Congresso aconteceu na terça-feira (22) com a participação do coordenador de Cereais e Culturas Anuais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Silvio Farnese sobre a Situação Atual e Disponibilidade de Grãos. Durante a palestra, o coordenador ressaltou que não há expectativa para formação de grandes estoques de insumos por parte do governo. Em seguida, temas de sanidade foram apresentados pela fiscal do Serviço de Inspeção Agropecuária do Mato Grosso (Sipag-MT) Ivana Gomes de Faria e pelo médico veterinário Paulo César Martins. A última palestra do primeiro dia ficou por conta do Dr. Roberto de Andrade Bordin, da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes (Fatec Animal) ressaltando os pontos críticos da criação de codornas. A abertura oficial contou com a presença de várias personalidade do setor avícola de postura e foi seguido pelo coquetel oferecido pela Hy-line, que celebra 75 anos no mercado de genética.
O segundo dia do evento foi marcado pela apresentação dos trabalhos científicos premiados nos segmentos de Sanidade, Manejo, Nutrição e outras áreas. Após a premiação, a empresa Lohmann do Brasil se mostrou ao público durante o lançamento oficial da empresa no país.
Nutrição fez parte da palestra do professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG) Evandro de Abreu Fernandes. Em seguida, crédito rural para avicultura foi destacado pelo diretor de Economia Agrícola, da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa, Wilson Vaz de Araujo. A saúde animal foi destacada durante a palestra elaborada pela empresa Ceva Saúde Animal, que enfocou na laringotraqueíte infecciosa das aves. Otimização de custos na nutrição de poedeiras foi o tema abordado pelo Prof.Fernando Perazzo Costa, do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Paulista (Unesp) seguido da palestra sobre Controle de Salmonelose de Interesse em Saúde Pública feita pelo Prof. Dr. Angelo Berchieri Jr, também da Unesp. A programação foi encerrada com jantar de confraternização promovido pela Intervet Schering Plough.
Hoje, terceiro e último dia do evento, o tema rastreabilidade foi apresentado pela coordenadora da Qualidade da World Quality Services (WQS) Certificações de Produtos, Liliana Soares Batista. Padrões de Qualidade Exigidos pelas Grandes Redes foi explicado pela médica veterinária Nadimi Miguel. Como não poderia faltar, o ovo, como benefício à saúde humana foi explorado pela nutricionista Lúcia Endriukaite. Ricardo Santin, da União Brasileira de Avicultura (Ubabef) também participou do evento com a Brazilian Eggs. Por fim, o representante argentino Javier César Prida encerrou o IX Congresso com o tema “Marketing para Comercialização de Ovos”.
Veja algumas fotos do evento aqui.