Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entidades

Embargo russo pede ações

Ubabef e Abipecs pedem empenho governamental na solução do embargo russo à frigoríficos brasileiros.

Embargo russo pede ações

O Presidente Executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, e o Presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, participaram nesta segunda-feira (02 de maio), em Ribeirão Preto (SP), de reunião com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. 

 Durante o encontro, que contou com a participação do Secretário  de Defesa Agropecuária do ministério, Francisco Jardim, e do Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Luis Carlos de Oliveira, foi debatida a situação atual das exportações de aves e suínos para a Rússia, um dos mais importantes mercados para os cárneos brasileiros.

 Na oportunidade, Turra e Camargo Neto ressaltaram a necessidade de uma ampla defesa da continuidade da habilitação das plantas embargadas.  Entre os pleitos feitos pelos presidentes das entidades está à presença do Vice-Presidente da República, Michel Temer, na próxima missão comercial brasileira que será realizada à Rússia para reforçar o seu peso político.

 De acordo com o Presidente Executivo da Ubabef, o ministro se comprometeu a resolver o embargo ao Brasil, com ações de grupos de trabalho com técnicos do ministério e das agroindústrias, que responderão às questões técnicas do órgão de defesa sanitária russa.

 “As entidades do setor e o governo brasileiro estão movendo grandes esforços para defender os interesses da cadeia produtiva de aves e suínos. A Rússia é um importante mercado, e tem peso fundamental para o saldo das exportações brasileiras”, explica Turra.