A Associação Goiana de Suinocultores (AGS) realizou mais uma ação do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em parceria com o Sebrae/GO, na 26ª Exposição de Suínos do Estado de Goiás, durante a 66ª Exposição Agropecuária do Estado, que aconteceu de 16 a 29 de maio, em Goiânia e contou com um público de mais de 800 mil pessoas. Em parceria com mais de 8 frigoríficos atuantes no estado, a entidade divulgou a campanha “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”, no pavilhão de suínos da AGS, onde os participantes conheceram novos cortes voltados para a inserção do produto no cotidiano alimentar dos brasileiros.
No dia 24 de maio aconteceu uma demonstração de cortes especiais tendo como objetivo apresentar mais opções de cortes da carne suína e variações para o dia-a-dia. A gerente administrativa da AGS, Crenilda Neves, explica que os cortes usados foram cedidos por meio da parceira com os frigoríficos da região. “Contar com esses parceiros é essencial para que possamos disseminar o conceito de carne suína saudável e ter os frigoríficos apoiando ações do PNDS amplia nossa capacidade de elevar o consumo aqui em Goiás, pois demonstra a conscientização do varejo em comercializar o produto no formato desejado pelo consumidor de hoje”.
A Associação também levou à Exposição uma “mini-granja modelo” com animais expostos, de maneira a exemplificar os avanços da suinocultura. Este ano, estiveram presentes mais de 17 mil crianças de diversas escolas da região metropolitana para conhecer o projeto. Essa atividade mostra que o objetivo da exposição além de apresentar aos produtores novidades da suinocultura, também aproxima o público das atividades de suinocultura do estado.
“A ação do PNDS dentro da Exposição foi muito completa, atingimos o público de diversas maneiras, levando informação sobre a carne suína, a forma como é produzida, tentando desmistificar do início ao fim do processo de produção os preconceitos que existem ao redor da carne”, finaliza o analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcos Fernando Passos.
“A presença do PNDS de formas diversas através da realização de ações de comercialização e conscientização de futuros consumidores na maior exposição do estado reforça o quanto o estado segue comprometido em trabalhar para o aumento de consumo da carne suína”, reforça a coordenadora do PNDS e ressalta “para obter esse resultado efetivo precisamos fazer um trabalho educativo e contínuo junto a população e esse tipo de evento é um excelente momento”.