A nutrição é um fator essencial para a manutenção da vida saudável. Estimativas apontam que em 2050, teremos 9 bilhões de pessoas para serem alimentadas em nosso planeta. Isso será um enorme desafio para a produção de alimentos em geral, mas especialmente para a indústria de nutrição animal. Assim como a renda per capita média cresce em todo o mundo, a demanda por proteína animal também crescerá.
Além disso, o futuro próximo sinaliza ainda para a necessidade de se alimentar cada vez melhor, a fim de assegurar a qualidade de vida e o desempenho eficiente das atividades. Refletindo a importância dessa constatação, em sintonia com a megatência mundial de Nutrição e Saúde, a BASF atua no mercado de nutrição animal fornecendo insumos alimentares, entre eles o Natuphos.
Completando 20 anos de atuação no mercado em 2011, a aplicação do princípio ativo da enzima Natuphos traz vantagens que vão desde uma importante redução no custo das dietas alimentares até uma melhora do desempenho animal, com uma diminuição significativa da quantidade de dejetos lançados no meio ambiente. “Os 20 anos do Natuphos representam a contribuição da BASF em formulação de insumos seguros e sustentáveis para empresas produtoras de ração e fornecedores do ramo, contribuindo para agregar cada vez mais valor à cadeia produtiva de nutrição”, afirma Rogério Biasotto, Diretor de Nutrição e Saúde da BASF para a América Latina.
No caminho da inovação, a BASF mais uma vez se adianta às necessidades do mercado com o recente lançamento do produto Natuphos 5000 Combi G, resultado da combinação de dois aditivos: Natuphos e Natugrain TS. Devido à larga experiência na formulação de insumos alimentares, a BASF obteve sucesso na unificação das enzimas 3-phytase, beta-xilanase e beta-glucanase em uma formulação estável, ideal para pré-misturas e peletização.
Assim como outros insumos produzidos pela empresa, o Natuphos 5000 Combi G se destaca por sua longa vida útil e é utilizado principalmente como aditivo na produção de ração para suínos e aves. “Os clientes se beneficiam principalmente com o manuseio e a dosagem simplificados da nova combinação de enzimas. Isso mostra mais um passo na evolução dos produtos BASF, que respondem às exigências da sociedade com soluções eficazes e inovadoras”, explica Juan Ruiz, Gerente Técnico para Nutrição Animal da BASF na América Latina.
Além de diminuir o espaço de armazenamento, o novo produto também reduz significativamente a complexidade ao cliente, além de ajudar a proteger o meio ambiente pelo fato de exigir menos material de embalagem e espaço para transporte. Nesse contexto, o Natuphos 5000 Combi G segue o conceito de “menos insumos, menor impacto ambiental”. As enzimas contidas no produto neutralizam os fatores antinutricionais de diversos componentes em ração vegetal, aumentando a digestibilidade e o valor energético da nutrição e permitindo que aves e suínos utilizem a energia e os nutrientes que contém. “O Natuphos contribui para a produção de proteína para a população mundial de maneira mais sustentável, com menos insumos e menor excreção de substâncias prejudiciais, como fosfato e amônia, e, portanto, oferecendo um impacto ambiental inferior”, finaliza Tatiana Kalman, Gerente Regional de Nutrição Animal da BASF para a América Latina.
O compromisso de desenvolver novas formulações de produtos é premissa da BASF quando o assunto é contribuir com melhorias para a sociedade e ampliar cada vez mais a gama de ingredientes ativos inovadores em escada mundial.
Comemoração – Hoje (30/06), cerca de 50 pessoas estiveram reunidas no Hotel Royal Palms em Campinas (SP) para comemorar os 20 anos do Natuphos, da BASF. O evento promovido pela empresa mostrou a história e as propriedades da enzima, destacando suas vantagens de utilização dentro da avicultura e suinocultura. Tatiana Klaman, gerente regional de Nutrição da BASF para a América Latina, falou sobre os 20 anos da enzima Natuphos e comentou as propriedades do produto em vídeo exclusivo. Clique aqui.