O Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), será realizado, de hoje (21) a 30 de novembro, em municípios de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul. Durante esse período, diplomatas brasileiros terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as características do agronegócio. Com isso, estarão mais preparados para participar de negociações internacionais envolvendo o setor.
Os dezoito profissionais lotados em postos estratégicos de países da Europa, Ásia Oriente Médio e Américas vão verificar in loco procedimentos que garantem a excelência do produto brasileiro. Estão programadas diversas visitas a propriedades rurais e unidades de processamento de carnes bovina, suína e de frango, e de produção de etanol e vinho. Os diplomatas também debaterão questões relevantes com representantes de entidades dos setores que exportam produtos do agronegócio brasileiro.
De acordo com o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Célio Porto, o programa de imersão contribuirá para que os diplomatas se familiarizem com o agronegócio e conheçam os controles oficiais que garantem a qualidade do produto agrícola. “Atualizar e ampliar o entendimento sobre o setor agropecuário é fundamental para dinamizar as relações comerciais do Brasil no exterior”, enfatizou.
O secretário disse ainda que a troca de informação entre os participantes, técnicos do Mapa e representantes do setor privado é essencial, pois além de gerar o conhecimento sobre o setor, mas também a aproximação entre os seus atores, facilitando o encaminhamento das questões do agro no mercado internacional.
Nesta segunda-feira (21) às 11h, o ministro Mendes Ribeiro Filho conversa com os diplomatas sobre a importância do Programa de Imersão no Agronegócio Brasileiro.