Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Plantio de milho

Estudo do Mapa orienta o plantio de milho nos estados nordestinos de Alagoas e Sergipe. Cevada também foi estudada.

As orientações sobre a melhor época de plantio e as regiões mais indicadas para o cultivo de milho em Alagoas e Sergipe, da cevada no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15).

O milho apresenta variações anuais e regionais no rendimento de grãos, causados, principalmente, por deficiências hídricas intensas, particularmente nas regiões mais quentes. Assim, os principais fatores de risco climático para o cultivo do cereal são a baixa quantidade e irregularidade na distribuição de chuva.  As Portarias Nº 16 e 17 contêm as indicações para o plantio de milho em Alagoas e Sergipe.

As informações para o cultivo de cevada irrigada no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais e cevada não irrigada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão descritas nas Portarias Nº 18, 19, 20, 21, 22 e 23. O plantio de cevada, em regime irrigado, adapta-se ao clima do cerrado brasileiro, que hoje é uma importante opção, tanto na rotação de culturas para produção de grãos, como no aproveitamento da palha no sistema de plantio direto.

Na região Sul do País, a cevada pode ser semeada e colhida mais cedo que os demais cereais de inverno, por ser precoce e tolerante ao frio. A cevada para fins cervejeiros é tradicionalmente cultivada nos três estados da região Sul. Genética, clima e manejo são determinantes para a produção de cevada com o padrão de qualidade para malteação (processo de transformação da cevada em malte).