Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Postura

Prazo prorrogado?

Polônia quer que a proibição do uso de gaiolas na avicultura entre em vigor em 2017, cinco anos após o prazo inicial proposto na UE.

Prazo prorrogado?

A Polônia é o primeiro país a solicitar formalmente ao Conselho Agrícola da UE o adiamento da proibição de gaiolas na avicultura de postura. O governo polonês propõe que a norma entre em vigor apenas em 2017 – 5 anos após o prazo inicial.

A Polônia acredita ser “muito cedo” para banir o uso de gaiolas e esta norma deve gerar uma escassez de ovos na União Europeia. Como conseqüência, os ovos deverão ser importados de países com padrões de bem-estar mais baixos do que o do bloco europeu.

A Polônia também argumenta que apenas uma pequena porcentagem de galinhas são mantidas em gaiolas na UE. Em seu território, apenas 17% das aves estão em gaiolas.

Membros do Conselho europeu sinalizam que os planos da proibição de gaiolas devem ser mantidos, apesar de alguns avicultores acreditarem que alguns países da UE não conseguirão cumprir o prazo. Alguns países que avançaram para implantar esta norma temem ter de enfrentar a concorrência desleal daqueles autorizados a continuar com a produção convencional. As informações são do site internacional World Poultry.