Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

Suínos para o Japão

Governador de Santa Catarina articula exportação suína para o país asiático. Japoneses visitarão o Estado em maio.

Suínos para o Japão

Durante visita a Tóquio nesta quarta-feira (31), o governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, e sua comitiva participaram de uma audiência no Ministério da Agricultura do Japão, onde foram entregues documentos ao ministro da pasta, Takahiro Sasaki, no sentido de agilizar o processo de exportação de carne suína “in natura” do Estado para aquele país, a exemplo das negociações que já estão em andamento com os Estados Unidos e diversos países da Europa.

Como resultado, o governador Leonel Pavan recebeu a noticia de que está em fase de conclusão o processo de avaliação de risco do produto catarinense e que no mês de maio próximo, uma comitiva de técnicos japoneses visitará o Estado para elaborar o relatório final. Atualmente, Santa Catarina é o maior fornecedor de carne de frango para o Japão.

O embaixador do Brasil no Japão, Luis Augusto de Castro Neves, que também participou da audiência, considerou a visita do governador Leonel Pavan um gesto político importante para agilizar o processo de exportação para o Japão, considerado o maior e mais importante mercado da Ásia. Leonel Pavan também convidou o ministro da Agricultura japonês para visitar o Estado ainda este ano e conhecer o processo de produção da carne suína.

O governador enfatizou que Santa Catarina continua sendo o único Estado do Brasil, considerado como área livre da febre aftosa sem vacinação pela Organização Internacional Européia. Com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado de Santa Catarina.