Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

RS investe em sanidade

Grupos de Trabalho qualificam ações da Defesa Sanitária Animal no Rio Grande do Sul. Doze grupos de trabalho foram organizados.

O Sistema de Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul (SDSA/RS) está em processo de qualificação. Devido à necessidade de implantar estratégias para o incremento das ações do SDSA, doze grupos de trabalho foram organizados, em março deste ano, para condução de atividades que visam manter e evoluir a certificação sanitária do Estado. Nesta quarta-feira (28), ocorreu a reunião para apresentação das ações já iniciadas, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), executora do projeto de qualificação.

Dentre as estratégias desenvolvidas, se destaca a aprovação de novo marco legal para as ações de Defesa Sanitária Animal. O Projeto de Lei do executivo nº 128/2009, em tramitação na Assembléia Legislativa, é a meta dos integrantes do Grupo de Trabalho 7, que se empenham no esclarecimento das pendências e na agilidade da aprovação do PL.

A divisão dos grupos se dá na seguinte forma: 1. Distribuição de equipamentos, 2. Informatização – conectividade IVZs e postos, 3. Postos de fiscalização – divisas, 4. Fiscalização de trânsito – barreiras móveis, 5. Treinamentos continuados, 6. Convênio Seappa/Mapa, 7. Legislação – Projeto de Lei nº 128/2009, 8. Laboratório IPVDF, 9. Plano Nacional de Combate e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) – 10. Projeto de Arroio do Meio, 11. PNSA – Análise de dados da Missão União Européia e 12. PNEFA – georreferenciamento.

Estão engajados no trabalho a Superintendência Federal da Agricultura (SFA), Seappa, Fepagro, Abipecs, Projeto Piloto de Arroio do Meio e Conselheiros do Fundesa – Farsul, Fetag, Sicadergs, Sindilat, Sipargs, Asgav, Sips e Acsurs.