Resgatar a suinocultura e colocar de maneira viva e atuante a suinocultura na Femi 2010, este foi objetivo da participação da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, com a parceria do Núcleo Regional e Municipal de Criadores na feira. A Festa Estadual do Milho – FEMI 2010 que aconteceu de 30 de abril a 09 de maio de 2010, registrou a visita de 256.013 pessoas, 56.013 acima da expectativa inicial de 200 mil pessoas, de acordo com a Comissão Organizadora. Durante os dez dias da feira a suinocultura esteve presente através de exposições de empresas de nutrição, genética e laboratórios, o restaurante da carne suína com o prato principal o “Porco Polenta”, a feira de suínos e leilão de suínos, onde participam seis granjas, e ainda, o “Seminário Estadual da Suinocultura”.
Para o Coordenador de Agronegócio da Femi, João Paulo Faccio, a participação da suinocultura na Femi foi positiva, ele explicou que tudo começou com a ideia do restaurante da Carne Suína, a conversa foi se aprofundando e tomou uma proporção maior. “A parceria da ACCS foi de extrema importância para o crescimento da suinocultura na festa?. O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, Wolmir de Souza, avalia que a participação da suinocultura na Femi foi extremamente positiva e marcante, ?cumprimos nosso papel, mesmo com algumas dificuldades, nossos objetivos foram alcançados em todos os sentidos, ou seja, o restaurante foi um sucesso, o Seminário Estadual da Suinocultura, a feira e leilão de suínos, onde a presença dos animais além de dar vida ao agronegócio suinícola, trouxe consigo também uma série de expositores afins, que além de somar economicamente com a feira complementou com os demais segmentos do agronegócio já existente?. Souza ressalta ainda, ?nosso dever foi cumprido, podemos dizer que fizemos a diferença na Femi 2010, nossa participação foi de uma forma marcante na feira, pois resgatamos a suinocultura na Femi, onde a participação da atividade devolve ao produtor a esperança na economia suinícola, demonstrando seu potencial além de valorizar o melhoramento e a qualidade genética dos animais, já que foram expostos apenas animais para reprodução.
Leilão de Suínos – O leilão aconteceu durante toda à tarde de sábado, 08, o lance poderia ser dado por telefone e pelo público presente. Foi um verdadeiro show, foram comercializados 42 animais, no valor total aproximado de R$ 45.000,00. Foram comercializados todos os animais da feira.
Pavilhão da Suinocultura- Durante a Femi 2010, foi inaugurado o Pavilhão de Suinocultura no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. O espaço exclusivo para a suinocultura foi construído através do convênio com a Prefeitura Municipal de Xanxerê em parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura.
Seminário Estadual de Suinocultura- Outro evento paralelo que marcou a participação da suinocultura na Festa Estadual do Milho, foi o Seminário Estadual de Suinocultura, onde foi debatido as perspectivas de mercado e futuro da produção, além de palestra motivacional. O primeiro palestrante foi Telmo Heinen, Consultor do Mercado & Cia do Canal Rural e do site Notícias Agrícolas. Heinen falou sobre o mercado financeiro e o setor de agronegócios. Ele avaliou o mercado atual e mostrou os negócios futuros. O segundo palestrante Luiz Carlos Prates, Psicólogo e Jornalista; Apresentador e Comentarista da Rádio CBN DIÁRIO, TVCOM Comentarista do Jornal do Almoço (Grupo RBS TV/SC), trouxe a motivação para os participantes. Ele falou sobre as potencialidades do ser humano, sonhos, realizações, vida e família. “As pessoas têm condições para a felicidade e não sabem encontrar. Temos potencialidades de sermos muito mais que somos”, explica Prates. Ele diz ainda, ?pensem positivamente, acordem com esperança e vivam sempre acreditando que os sonhos são possíveis”.
Restaurante da Carne Suína supera expectativas – O diferencial na participação da feira foi o Restaurante da Carne Suína, onde foram servidos todos os dias pratos à base de carne suína e o Porco Polenta, prato especial do restaurante. De acordo com Sérgio Gasperini, cozinheiro responsável pelo Porco Polenta foram servidas cerca de duas mil refeições durante toda a feira. “Queria servir pelo menos 40 leitões, mas superamos servimos 46 “Porco Polenta” durante os dez dias da festa”, disse. O Porco Polenta foi criado no começo do ano. “Fizemos algumas degustações, mas optamos por lançar o prato oficialmente durante a Femi”, explica.
Segundo o presidente da ACCS, Wolmir de Souza, o restaurante trouxe a identidade da suinocultura para o evento. “Nós sabemos que temos muito a oferecer em termos de qualidade da carne, e o melhor com pratos diferenciados, que a dona de casa ainda não conhece”. O prato principal do restaurante o Porco a Polenta, agrega a carne suína e a polenta, reunindo o milho, que é o cereal rei da Femi, além de outros ingredientes que incrementam a receita. De acordo com Souza, o restaurante foi algo novo, “o objetivo principal do restaurante foi mostrar as diversas formas de preparo da carne suína, seus valores nutricionais, e ainda, tornar um restaurante de referência para os apreciadores de um bom prato à base de carne suína, como também um ponto de encontro dos envolvidos com o setor”, finaliza.