Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Compostagem em treinamento

A unidade da Embrapa no Nordeste realiza treinamento par a melhor aproveitamento dos restos de ruminantes.

Com um dia de campo, que serve como preparativo do 1º Workshop sobre Compostagem de Carcaças e Resíduos de Animais Ruminantes, acontece, desde ontem, treinamento na compostagem de carcaças e resíduos de animais, que vão desde aulas teóricas a práticas de compostagens, neste Município. A atividade é realizada por pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos de Sobral.

O workshop começa amanhã e segue até domingo, em Valença (RJ), no campo experimental Santa Mônica, da Embrapa Gado de Leite. Na cidade carioca os participantes farão visitas aos sistemas de produção e setor de compostagem, além de reunião para debater parcerias para novos projetos de pesquisa.

Durante o evento na Embrapa de Sobral, é feita uma mostra das etapas como a preparação das carcaças de caprinos e ovinos, de substrato, montagem e abertura de pilhas de compostagem. “Os trabalhos em compostagem já são práticas de rotina da Embrapa Suíno e Aves, em carcaça de aves. Agora surge a ideia de se trabalhar com carcaça de outros tipos de animais, como caprinos, ovinos e bovinos”, disse o médico veterinário da Embrapa, Eduardo Luís de Oliveira. O processo de compostagem para caprinos, ovinos e bovinos é promovido em conjunto pela Embrapa Caprinos e Ovinos e Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora (MG).

A compostagem é um processo controlado e biológico de decomposição de material orgânico que, aplicado a animais, permite que carcaças e restos de parição, como placentas, por exemplo, sejam eliminados sem prejuízos ao meio ambiente ou riscos de contaminação. Apresenta ganhos em relação aos métodos tradicionais, como o enterro de carcaças (que pode contaminar o lençol freático), a incineração (que pode emitir gases nocivos) ou o abandono dos animais mortos, que gera mau cheiro e atração de moscas.

Quando corretamente conduzida, pode eliminar, inclusive os odores da decomposição em poucas horas. A compostagem permite, ainda, a formação de um composto orgânico que pode ser usado como adubo na propriedade rural. Em Sobral, o evento iniciou com ciclo de palestras, que contou com a presença da pesquisadora Doralice Paiva, aposentada da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), e dos professores Jean Bonhotal e Mary Schwarz, ambos da Universidade de Cornell (EUA).