Foi com um sofisticado cardápio, requintada decoração e apresentação de resultados do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) que a DFSuin se despediu do ano de 2010. O evento aconteceu na última terça-feira, 14 de dezembro, em Brasília, e contou com a presença de produtores associados, parceiros e autoridades do setor.
O primeiro a subir no púlpito foi Marcelo Lopes, presidente da associação, que começou agradecendo a todos e apresentando as principais ações da DFSuin & Sindisuínos. Sobre um dos principais projetos do setor, o PNDS, Marcelo falou com muita satisfação e ressaltou a importante parceria com Sebrae/DF. “Aqui, o PNDS tem sido um sucesso!”, exaltou. Além disso, trouxe algumas informações sobre os resultados alcançados a partir do Festival Sabor Suíno, ação idealizada pela entidade e a primeira a trabalhar com a carne suína em um nicho tão específico como restaurantes. ”Os resultados desta 2ª edição são surpreendentes, em relação a 2009, um só frigorífico, devido aos novos cortes da carne suína e ao Festival Sabor Suíno, obteve um aumento de 400% em suas vendas. Além disso, dobramos o numero de participantes, aumentando o consumo e ampliando a lucratividade de nossos associados”, contou entusiasmado. Sobre um futuro próximo, o presidente encerrou anunciado a conclusão da implantação dos biodigestores, equipamentos de cunho ambiental responsáveis por transformar dejetos em energia.
Anny Almeida, gestora executiva da entidade, destacou todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano, apresentando dados e estatísticas concluídas por meio do Projeto. “Os resultados comprovam o empenho da associação em 2010, não só cumprimos a contrapartida assumida pela entidade neste ano no PNDS, como ultrapassamos em 40% o valor mensurado’, ressalta. “Para nós, isso é mais do que uma conquista, é a certeza de que o produtor tem uma entidade que o apóia e que não tem medido esforços para aprimorar a suinocultura local e ampliar a lucratividade do setor”, afirmou.
A cerimônia seguiu com a entrega das placas de homenagem àqueles que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento da suinocultura, não só no DF, mas em âmbito nacional. Ao final do evento, o clima era de muita satisfação. “A DFSuin para a suinocultura do DF é de suma importância pelas diversas ações que promove como, por exemplo, a criação da bolsa de suínos, que foi um marco na suinocultura do DF, passando a ter um valor incomparável.“, declarou Ivo Jacó, associado e proprietário do frigorífico Sabugy.
O parceiro Sebrae, representado pela gestora de agronegócio, Patrícia Ferreira, também marcou presença. “A DFSuin é muito engajada, organizada, e defende de maneira eficiente o PNDS dentro do Sebrae/DF, por isso consideramos uma parceira de êxito”, finaliza a gestora.