Ao serem questionados sobre qual é a maior empresa do estado, a primeira companhia que vem à cabeça dos paranaenses é a catarinense Sadia, de acordo com a 16.ª edição da pesquisa Top of Mind da Revista Amanhã, divulgada ontem. A gigante da indústria alimentícia tomou o primeiro lugar da Companhia Paranaense de Energia (Copel), tradicionalmente líder da categoria Grande Empresa do Paraná – a principal do prêmio.
A estatal de energia, porém, continua a ter grande destaque na pesquisa. Ela venceu nas categorias Empresa Em Que Você Gostaria de Trabalhar e Empresa Pública Eficiente, e ficou em segundo nas categorias Empresa Paranaense Preocupada com o Meio Ambiente e Empresa Paranaense que Investe em Cultura – as duas últimas vencidas pelo O Boticário.
A “vitória” da catarinense Sadia pode ser explicada pela grande presença da empresa no Paraná, segundo Rogério Bonilha, diretor do Instituto Bonilha, responsável pelo levantamento dos dados usados na pesquisa. A Sadia emprega 16,5 mil pessoas no estado e possui fábricas em Dois Vizinhos, Toledo, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Paranaguá, o que a faz ser especialmente lembrada no interior – 7,9% das citações. A catarinense também tem grande representatividade nas classes D/E – 6,2%. A Copel supera a Sadia com folga na capital (8,6% contra 1,7%) e tem ligeira vantagem nas classes A/B (6,4% contra 5,8%) e C (5,9% a 5,7). “A ascensão econômica dos últimos anos fez com que mais pessoas tivessem acesso aos produtos fabricados pela Sadia, o que a projetou melhor no estado”, diz Bonilha.
A empresa do setor alimentício Zaeli, de Umuarama, segunda colocada do ranking do ano passado, caiu neste ano para a sexta posição. Em terceiro ficou a Cooperativa Agropecuária Mourãoense, a Coamo, de Campo Mourão, seguida da Coca-Cola e do supermercado Condor.
Serviços – No Top of Mind das empresas de serviço, o Atlético Paranaense superou o Coritiba pela 11.ª vez consecutiva na categoria Time de Futebol do Paraná. Outros vencedores foram: Renault (montadora do Paraná), Muffato (supermercado), UFPR (universidade pública), PUCPR (universidade particular) e Bourbon (hotel). Entre os produtos mais lembrados, figuraram Campo Largo (vinho), Batavo (leite), Gallo (massa), Zaeli (arroz), Olimpikus (tênis), Big Frango (frango) e Damasco (café).
Comunicação – Os paranaenses citaram Silvio Santos como apresentador de tevê do Paraná, à frente de Ratinho. Assim como ocorreu no caso da Sadia, Silvio Santos não é do Paraná, mas foi o mais citado. “A ideia do Top of Mind é justamente essa”, explica Jorge Polydoro, diretor geral da Revista Amanhã. “É uma pesquisa que reflete a percepção do consumidor. É uma pesquisa espontânea, não estimulada, então não há alternativas sugeridas ao entrevistado.” A Gazeta do Povo foi o diário mais citado na categoria Jornal. O colunista da Gazeta Airton Cordeiro foi o mais lembrado na categoria Colunista de Jornal. A RPC TV recebeu duas menções, ambas na categoria Programa de TV Produzido no Paraná, com os programas Paraná TV, em segundo lugar, e Revista RPC, em terceiro. O mais lembrado foi o Tribuna da Massa, do SBT.
Curitiba – A pesquisa identificou também a preferência do público curitibano, que ainda se mostra bastante fiel às marcas daqui. As maiores diferenças foram vistas nas categorias Livraria, em que a Livrarias Curitiba foi citada por 74%, contra 1,4% da Saraiva, a segunda mais lembrada, e Farmácia de Manipulação, com vantagem de 44,5 pontos porcentuais da Nissei sobre a Dermo Ervas. “Embora as marcas genuinamente curitibanas ainda sejam as preferidas, essa é uma tendência que começa a diminuir, à medida que o público se mostra mais aberto às marcas de fora”, afirma Bonilha.