Em busca de melhorias no controle sanitário nos aviários de criação de frangos de corte, o Grupo Frangos Canção está se adequando às regras divulgadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e instaurando reformas e mudanças nos aviários de sua rede de produtores integrados. Serão instalados alambrados em torno dos aviários, arcos de desinfecção, além banheiros com trocadores e vestiários.
De acordo com Aguinaldo Bulla, responsável pelo departamento de expansão e integração do grupo Frangos Canção, cada uma dessas mudanças tem um motivo específico. “Os alambrados inibem a entrada de animais, sejam eles domésticos ou silvestres, e os arcos de desinfecção são utilizados para esterilizar veículos”, explica.
Os banheiros na entrada dos aviários são a principal mudança. Ali, todas as pessoas que forem entrar no espaço de criação das aves, veste uma roupa especial e esterilizada, afim de não levar bactérias, vírus, insetos e outros parasitas para dentro das instalações. “Com esse vestiário, que coloca à disposição de quem entrar no complexo roupas descartáveis ou esterilizadas, fica muito maior o controle sobre a proliferação de enfermidades”.
Mesmo que essas mudanças tenham que estar prontas até 2012, o Grupo Frangos Canção já faz um trabalho de conscientização e adequação dos produtores integrados.