A brasileira JBS anunciou ontem que fechou uma joint venture com a americana Jack Link’s para operar duas fábricas de beef jerky da JBS no Brasil. A Jack Link’s tinha acordo no Brasil, até 2008, com a International Food Company, de Itupeva (SP), que pediu recuperação judicial.
A Jack Link’s é líder no mercado de beef jerky – um snack de carne bovina defumada – nos Estados Unidos. Segundo a JBS, as unidades que entram na joint venture estão localizadas em Santo Antonio de Posse e Lins, ambas no Estado de São Paulo.
Conforme o acordo firmado, a JBS irá fornecer a matéria-prima para produção de beef jerky a preço de mercado e irá operar as unidades no Brasil em conjunto com Jack Link’s. Além disso, a JBS venderá os produtos semi-processados para Jack Link’s reprocessar, embalar e distribuir nos EUA e outros destinos.
Ao mesmo tempo que fechou a joint venture, a JBS anunciou, sem divulgar o valor do negócio, que vendeu à Jack Link’s uma unidade de produção de beef jerky baseada em Mankato, no Estado americano de Minnesota. Essa transação deverá ser concluída até o fim do mês. Já a joint venture, no qual cada um dos sócios terá 50%, deve começar a operar até o fim do ano.