O novo presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, declarou que um dos principais problemas que o próximo governo precisará enfrentar será solucionar o atual gargalo da infraestrutura logística de transporte da produção agrícola. “Chegamos a um ponto crítico. As rodovias estão em péssimo estado de conservação e há estrangulamento nas atividades portuárias” – disse o presidente.
Segundo Alvarenga, a infraestrutura não acompanhou o ritmo de crescimento da produção e exportação dos produtos agrícolas, que ocorreu nos últimos anos no país. “Em consequência, os produtores vem sendo duramente penalizados. No Brasil, o custo médio do transporte dos produtos agrícolas é praticamente o dobro do custo nos Estados Unidos e na Argentina, por exemplo” – assinalou o presidente.
“É preciso reduzir a dependência das rodovias – que representam 61 % da matriz de transporte agrícola – levando adiante a implantação de hidrovias e ferrovias – como é o caso da Norte-Sul, Ferronorte, Transnordestina, Ferroeste e Oeste Leste.”