Uma das mais antigas dúvidas da humanidade chegou ao fim. Um grupo de pesquisadores britânicos publicou um estudo segundo o qual fica provado que a galinha existiu antes do primeiro ovo.
A conclusão foi obtida por acaso, enquanto os cientistas pesquisavam uma proteína existente na casca do ovo e no ovário das galinhas. O objetivo era descobrir possíveis utilidades medicinais da casca do ovo. No entanto, o que ficou provado foi que, sem essa proteína, a formação de ovos é impossível.
Apesar disso, um dos líderes da pesquisa – intitulada “Controle estrutural do núcleo do cristalino pela proteína da casca de ovo” – fez uma ressalva. “Eu diria que o conceito da casca de ovo veio antes da galinha, é algo do período dos dinossauros ou até mesmo anterior. Esse aspecto pode ser tratado com um biólogo especializado em evolução”, explica Colin Freeman, da Universidade de Sheffield.
A resposta
Os cientistas estavam pesquisando uma proteína da casca do ovo.
Ovocledidin-17
A proteína, que também está no ovário das galinhas, já era conhecida, mas a ciência não havia descoberto qual sua função.
Biomineralização
Os pesquisadores descobriram que ela está relacionada à aceleração do processo de calcificação da casca do ovo dentro da galinha.
Indispensável
Ao longo das pesquisas, o grupo britânico comprovou que, sem a ovocledidin-17, é impossível a formação de ovos. Portanto, os ovos só passaram a existir após a ação da proteína no ovário das galinhas.