A equipe do Laboratório de Microbiologia e Ornitopatologia (Labmor), órgão vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), aproveitou as atividades do I Simpósio Paranaense de Produção e Saúde Avícola, para inaugurar o Centro de Estudos da Resposta Imunológica em Aves (Ceria).
O Centro, que conta com uma estrutura de várias salas com ambiente controlado, tem o objetivo de gerar mais informação sobre o comportamento fisio/imunológico das aves frente a diversos desafios, bem como sobre os mecanismos de funcionamento de diferentes produtos capazes de melhorar a saúde e o desempenho animal (como aditivos, vacinas, etc.).
O Ceria foi construído em convênio com as Empresas Grasp e Impextraco. “Temos certeza de que essa estrutura possibilitará geração de pesquisas e conhecimento. Com isso acreditamos estar cumprindo com nossa missão de ensino, pesquisa e extensão em prol de uma avicultura desenvolvida, competitiva com o mercado externo e, sobretudo, capaz de promover produtos saudáveis e sócio-economicamente viáveis para a mesa do brasileiro e de todos os países que importam nossos produtos avícolas”, afirma Elizabeth Santin, coordenadora do Labmor e chefe do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR.
Fotos: Leonardo Berttinelli (UFPR)