Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários terá R$ 46 milhões em 2010, segundo informações do Mapa.
Investimento laboratorial
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disporá de R$ 46 milhões para a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários em 2010, sendo nove milhões para investimento e o restante para custeio. Nos últimos três anos, foram destinados à rede R$ 140 milhões distribuídos nos seis laboratórios oficiais nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, além dos 878 laboratórios públicos e privados credenciados pelo Ministério da Agricultura.
“Essa rede tem aumentado, nos últimos anos, devido ao crescimento da produção agropecuária e das exportações. O dinamismo das análises laboratoriais, que constantemente incorporam novas tecnologias, requer constante capacitação técnica dos profissionais que atuam na rede. O objetivo é conferirmos cada vez mais qualidade às análises laboratoriais realizadas em produtos de origem animal e vegetal que chegam aos consumidores“, ressalta o coordenador-geral de Apoio Laboratorial da Secretaria de Defesa Agropecuária, Jorge Caetano. Em relação às análises, houve aumento de 168,6%, nos últimos cinco anos, ao passar de 8,6 milhões, em 2005, para 23,1 milhões, em 2009.
Profissionais – A equipe laboratorial é formada por 485 fiscais federais agropecuários, entre agrônomos, veterinários, químicos e farmacêuticos e 548 funcionários de nível médio e superior, que atuam em 16 áreas. Entre elas, diagnóstico animal e fitossanitário, físico-química e microbiologia de alimentos, resíduos e contaminantes, análises de bebidas e de alimentos para animais.
Leia também no Agrimídia:
- •Exportações de carne de frango já superam volume embarcado em todo junho de 2025
- •Porto de Paranaguá reforça liderança nas exportações de proteínas animais
- •Colheita do milho de inverno avança para 11% da área cultivada no Brasil, aponta Conab
- •Dólar sobe para R$ 5,18 e alcança maior valor desde março























