Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Audiência Pública que será realizada em Chapecó (SC)

ACCS junto aos produtores deve discutir o cenário econômico e seus efeitos no agronegócio.

Redação (28/01/2009)- A crise financeira mundial, associada há vários fatores interno, já está produzindo sérios reflexos no agronegócio brasileiro. O momento vivido pelos produtores não poderia ser pior, a dimensão que se tornou a crise, faz com que os produtores não consigam se programar quanto ao futuro. E ainda, os custos de produção incompatível com os preços atuais deixam os setores em pânico. Aliado a tudo isso soma-se a falta de capital de giro, fator determinante  para o agravamento da crise. Sem recursos os produtores não conseguem quitar seus débitos, nem comprar alimentos para manter seu plantel que começa a passar fome, por outro lado, a queda da demanda interna inibe as vendas, fazendo com que o produtor não consiga comercializar seus animais.

Para tanto, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos, ACCS, a Prefeitura Municipal de Chapecó, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó, ACIC, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, FAESC, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA e a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, ACCB, convida vossa senhoria para participar da audiência pública, que será realizada no dia 05 de fevereiro, às 9h, em Chapecó, no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, onde as entidades promotoras do evento junto aos produtores e autoridades convidadas possam discutir o cenário econômico e seus efeitos no agronegócio para dar encaminhamentos das reivindicações dos setores ao governo federal.
 
• Abertura Oficial – Prefeito João Rodrigues
• Palestra com o Sr. Fernando Pimentel

1. Cenário Econômico e Efeitos sobre o Agronegócio
2. Entendendo a Crise Econômica

3. Potenciais Desdobramentos no Mercado Internacional
4. Impacto sobre Oferta e Demanda de Commodities Agrícolas
5. Efeitos sobre o Agronegócio e o Produtor
6. Análise Situação do Produtor  07/08 e Projeção 08/09
7. Perguntas

Informação Sobre o Palestrante

Engenheiro Agrônomo com MBA Executivo em Gestão de Negócios, foi Membro da Câmara de Soja e Milho da BM&F, da Comissão de Contratos da ANEC, Analista de Soja e Milho e Trader pioneiro nas operações de “Troca” no Cerrado. Gestor de Risco da Monsanto do Brasil, Gerente de Logística e Desenvolvimento da Copas Fertilizantes e Gerente de Originação de Grãos da Cutrale Quintella Trading. Obteve treinamento em Logística e Trading de Grãos nas empresas: ADM (Europoort/Holanda), A.C Toepfer – Hamburgo, Arkady Feed –Londres e SCAC Shipping – Paris. Tem curso de especialização em Logística pelo IFIT – Liege, Mons e Louvan – Bélgica. É professor convidado do MBA de Agronegócios da ESALQ-USP, Coordenador do Serviço Climasecurity e Sócio Diretor da Agrosecurity tendo atendido clientes como: Banco Mundial , HSH Nordbank, Banco Votorantim, Lehman Brothers, Banco BBM, BASF, Bayer, Monsanto, FMC, Nortox, Bunge Fertilizantes, Nidera Sementes, etc…

• Cenário da Atividade Suinícola Brasileira com o Diretor de Mercado Interno da ABIPECS, Jurandir Machado
• Abertura para o debate
• Encaminhamento das reivindicações dos setores ao governo federal