Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em busca da terceira posição

Aurora lança nova linha de hambúrgueres no mercado nacional.

Redação (09/02/2009)- Conquistar uma presença mais expressiva no mercado brasileiro de hambúrgueres e ocupar a terceira posição nacional do segmento é a meta da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) neste ano, anunciou o presidente Mário Lanznaster. No segundo semestre de 2008 a empresa investiu 5,8 milhões de reais na unidade de São Gabriel do Oeste (Mato Grosso do Sul) para instalar uma moderna linha industrial que permite produzir 300 toneladas mensais do produto e lançar, neste mês, dez novos itens. Em dezembro, a produção estará em 1.000 toneladas/mês.

A Aurora está no mercado, desde 1998,  apenas com o hambúrguer de carne bovina em dois formatos: caixeta com 12 unidades e granel com 36, 60 e 90 unidades. Essa produção é terceirizada com o Frigorífico Bertin, de Lins, São Paulo.

As novas variedades serão produzidas pela Aurora, contemplando o hambúrguer de frango, hambúrguer toscana e faroeste burger nos dois formatos de embalagens (caixeta e granel) para atender os clientes e consumidores finais com maior variedade.

Para atender especificidades de consumidores finais e, também, restaurantes e refeitórios, foram criadas dez versões: hambúrguer de frango granel com 90 unidades de 56g cada e com 36 unidades de 56g cada; hambúrguer de frango caixeta 56g cada; hambúrguer misto faroeste granel 90 unidades de 56g cada e com 36 unidades de 56g cada, hambúrguer misto faroeste caixeta de 12 unidades de 56g cada e hambúrguer de frango light em caixeta com 12 unidades de 56g cada.

O hambúrguer suíno toscana se apresenta em três opções:  granel 90 unidades de 56g  cada e de 36 unidades de 56g  cada  e, ainda, em caixeta  de 56g cada.

A Aurora destinou a venda de todas as variedades em linha ou em lançamentos para todo o mercado nacional. Até o final deste mês de fevereiro, toda  a linha estará disponível nos supermercados e demais estabelecimentos.

O diretor comercial Leomar Somensi assinala que a Coopercentral aposta nos diferenciais de cada um desses produtos. O hambúrguer toscana é uma exclusividade Aurora, o sabor é inigualável e exclusivo no mercado. O hambúrguer de frango é feito com carnes de frango selecionadas e com temperos leves.  O Faroeste Burger é feito com carnes selecionadas e ingredientes de alta qualidade. O hambúrguer de frango light é de baixa caloria, apresentando 70% menos gordura, mantendo todo o sabor e a qualidade característicos da Aurora.

A campanha publicitária para promover  esses produtos está concentrada em materiais de merchandising (folder, flyer, broadside e woobler) para a divulgação ao consumidor. Criatividade e autonomia são as diretrizes da Aurora para 2009, nesse segmento, com a implantação da nova fábrica de hambúrgueres, em São Gabriel do Oeste – deixando de depender da produção terceirizada. 

HISTÓRIA

O hambúrguer originou-se na culinária medieval entre os Tártaros que, numa prática popular, esmigalhavam a carne para poderem comer. No início do século XIV, os Tártaros Russos introduziram o bife tártaro na Alemanha.  O povo passou a misturar temperos regionais e o prato tornou-se comum na cidade de Hamburgo. Aproximadamente em 1880 foi levado por imigrantes aos Estados Unidos, onde  primeiramente chamou-se hamburg steak e, depois, simplesmente, hamburg. No Brasil, popularizou-se desde a década de 1950.