Redação (10/03/2009) – O fortalecimento de parcerias com instituições internacionais e a elaboração de projetos de pesquisa com foco em segurança alimentar, meio ambiente e no desenvolvimento de cultivares adaptadas a estresses abióticos são objetivos de viagens de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) ao exterior no mês de março.
Os pesquisadores Jurandir Vieira de Magalhães, Claudia Teixeira Guimarães, Robert Eugene Schaffert e Sidney Netto Parentoni, componentes do projeto GCP (Generation Challenge Programme), discutem em Montpellier, França, os desafios que serão tratados nos próximos anos. O Generation Challenge Programme é um programa internacional que congrega uma rede de parceiros com o objetivo de otimizar a produtividade das culturas em ambientes propensos a estresses, sendo que a Embrapa é uma das instituições líderes componentes da rede.
A Embrapa Milho e Sorgo, segundo informações do pesquisador Jurandir Magalhães, possui quatro projetos no âmbito do GCP e foi convidada a participar de duas iniciativas denominadas Desafios, sendo que uma buscará o aumento da eficiência de utilização de fósforo e a segunda o desenvolvimento de genótipos mais tolerantes à seca. O pesquisador ainda participará de encontro do Comitê de Relações Internacionais da Sociedade Americana de Biólogos de Plantas (ASPB, sediada em Rockville, nos Estados Unidos) e realizará visita técnica à Universidade de Cornell (em Ithaca, também nos Estados Unidos). A cultura do sorgo será abordada nesta última visita.
A pesquisadora Sylvia Morais de Sousa participa e apresenta trabalho durante o evento Maize Genetics Conference, que acontece de 12 a 15 de março em St. Charles, Illinois, Estados Unidos. A busca de contatos e parcerias com pesquisadores da área de genética de milho também é um dos objetivos. A pesquisadora ainda foi convidada para a apresentação de novas técnicas por pesquisadores da Penn State University e da Universidade da Flórida, como integrante da equipe dos projetos Abordagem genética, fisiológica e molecular
do sistema solo-planta para a eficiência no uso de fósforo e do projeto financiado pela Fundação McKnight New Approach for improving phosphorus acquisition and aluminum tolerance of plantas in marginal soils.
O pesquisador Ricardo Augusto Lopes Brito e a geógrafa Gisela de Avelar participam em Izmir, Turquia, da 3a reunião plenária do projeto PLEIADES (Participatory Multi-Level EO – Earth Observation – Assisted Tools for Irrigation Water Management and Agricultural Decision-Support), que tem como objetivo o uso eficiente e sustentável da água na produção de alimentos em ambientes com escassez hídrica. O projeto Pleiades tem o financiamento da Comunidade Européia no âmbito do seu programa "Projetos de Pesquisa com Alvo Específico", envolvendo estudos de caso em nove países (Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Turquia, Marrocos, Brasil, México e Peru). O estudo abrange regiões da Europa, sul do Mediterrâneo e América Latina.
A coordenação internacional é feita pela Universidade de Castilla La Mancha (Espanha). As atividades são conduzidas por universidades, instituições de pesquisa e fomento à agricultura. No total, são 21 instituições de diferentes partes do mundo envolvidas, incluindo-se a Embrapa nesse consórcio.
No Brasil, o estudo de caso é focado na bacia do rio São Francisco, a maior de todas as bacias envolvidas no programa, que tem significado estratégico no cenário nacional. Os trabalhos são conduzidos em parceria pela Embrapa Milho e Sorgo e a Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE), com coordenação da Embrapa Milho e Sorgo. As informações são da Embrapa.