Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UE se prepara para impor tarifas a importações de biodiesel

Bruxelas propõe tarifas de até 40 euros para cada 100 litros do produto para combater o dumping.

Redação (03/03/2009)- A União Européia (UE) se apressa nesta terça-feira (03) a abrir as portas à imposição de tarifas antidumping a fabricantes americanos de biodiesel suspeitos de subvencionar de maneira desleal suas exportações, indicaram fontes europeias nesta segunda-feira.

Especialistas dos 27 países da UE prevêem reunir-se terça-feira num comitê especializado em questões comerciais para pronunciar-se sobre uma proposta da Comissão Européia nesse sentido. Segundo fontes diplomáticas, os 27 países da UE aprovariam esta iniciativa.

Bruxelas propõe tarifas de até 40 euros (cerca de US$ 50) para cada 100 l do produto para combater o dumping e as práticas de subvenções consideradas desleais, ou ajudas diretas à produção, segundo essas fontes.

A Comissão pretende responder, assim, a uma queixa de fabricantes europeus de biodiesel que acusam vários de seus competidores americanos de práticas vinculadas ao dumping. Para os fabricantes europeus, a aposta é muito grande já que o biodiesel representa até 80% da produção total de biocombustíveis na UE.