Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Paraná deve produzir 3% mais no inverno

Segundo Deral, a produção deve se estabilizar em 3,7 milhões de toneladas.

Redação (05/03/2009) – No seu primeiro levantamento para avaliar a futura colheita de inverno, o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou ontem que a safra deste período, onde o trigo ocupa a maior parte das intenções de plantio, deverá apresentar um crescimento de área de 3% em 2009, passando de 1,4 milhão de hectares em 2008 para 1,43 milhão de hectares neste ano. Com isso, segundo o Departamento, a produção deve se estabilizar em 3,7 milhões de toneladas, considerando o trigo e as demais culturas de inverno produzidas no Paraná como aveia branca, aveia preta, canola, centeio, cevada e triticale.

O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, avaliou que a expectativa é boa, os produtores estão estimulados e o crescimento de área poderá ainda superar estas estimativas após o anúncio de medidas do Ministério da Agricultura para incentivar a cultura de trigo no País – no ano passado a safra paranaense do grão atingiu 3,1 milhões de toneladas, num ano excepcional para as culturas de inverno. Para 2009, o Deral prevê plantio em torno de 1,15 milhão de hectares, o que praticamente repete a área plantada do ano passado.

O secretário Valter Bianchini comentou que acredita em um crescimento da área plantada com o trigo considerando o aquecimento no mercado de sementes, onde algumas variedades já não têm mais disponibilidade para o agricultor. Outro fator é a divulgação das normas da safra de inverno, principalmente do preço mínimo para o trigo, por parte do Ministério da Agricultura, que estão sendo aguardadas pelos produtores. A Ocepar -Organização das Cooperativas do Paraná, a Organização das Cooperativas do Brasil e a Confederação da Agricultura e Pecuária pedem a correção do preço mínimo de R$ 28,80 para R$ 36,00

Ainda segundo o Deral, está havendo um crescimento da cultura da cevada em função da expansão do fomento promovido pela Cooperativa Agrária de Entre Rios, distrito de Guarapuava, onde está a maior maltaria do país A área plantada deve crescer 25%, passando de 36.500 hectares plantados no ano passado para 45.800 hectares, o que poderá levar a uma produção entre 165 mil e 170 mil toneladas do grão, correspondendo a um aumento de 10% sobre a produção de 2008.