Redação (19/03/2009) – Em breve, o consumidor brasileiro poderá conhecer, via internet, toda a "história de vida" do frango que acabou de adquirir no supermercado e até visualizar no Google Maps a propriedade onde foi criada a ave.
A empresa catarinense Agromanager desenvolveu um sistema de rastreabilidade eletrônica que permite identificar informações importantes sobre a cadeia produtiva do frango, desde o nascimento até o abate. É possível saber, por exemplo, quais rações, medicamentos e vacinas foram fornecidos.
O sistema está sendo implantado pela primeira vez em um frigorífico de Santa Catarina. O código para rastreamento estará disponível na embalagem do frango. Bastará acessar a internet e digitá-lo no site do frigorífico ou no da Agromanager para ter acesso às informações.
Segundo Rafael Julio Crestani, analista de negócios da Agromanager, a ideia surgiu por exigência do mercado e dos próprios clientes. "Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com a origem do que consomem", afirma.
Marcado a laser
A Agromanager está trabalhando atualmente no desenvolvimento de uma forma de identificar a laser o animal – e não apenas aves -, imprimindo o código na pele da carcaça. A tecnologia está em fase de testes.