Destaque Todas Páginas

Anvisa vai aumentar monitoramento da carne de frango

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária fiscalizará granjas para confirmar impacto de medicação aplicada na produção avícola para a saúde da população brasileira.

Compartilhar essa notícia

Redação (25/03/2009) –  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai ampliar ações de monitoramento da carne de frango. A Anvisa quer saber, por exemplo, qual é o impacto dos medicamentos veterinários utilizados na produção de frango para a saúde da população.

Outro ponto é se o uso destes remédios contribui para o aparecimento de bactérias resistentes. Para isso vai implantar a segunda fase do Programa Nacional de Monitoramento da Prevalência e da Resistência Bacteriana em Frango.

Na primeira fase, foram feitas análises sobre duas bactérias, entre elas a Salmonela. Agora, a Agência vai incluir mais duas no monitoramento. Uma delas é a Listeria, que, segundo a Anvisa, é um microorganismo normal no frango, mas de relevância para a saúde pública e que ainda não tem estudos de resistência.

Relacionados

SI – Edição 329
AI – 1343
SUINOCULTURA 328
Anuário AI – Edição 1342
Anuário SI – Edição 327