Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Identificados genes resistentes à ferrugem asiática da soja

A descoberta oferece alternativas para novas gerações resistentes ao fungo.

Utilizando técnicas que envolve genomas, o Serviço de Pesquisa Agrícola dos EUA , a Universidade de Iowa e a Embrapa, identificaram um grupo de genes que podem permitir a resistência a ferrugem dita Asiática da soja causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. A descoberta oferece alternativas para novas gerações resistentes ao fungo, a serem desenvolvidas por melhoramento convencional ou biotecnologia.

Conforme manifestação da geneticista Michelle Graham, “embora o uso de fungicida venha sendo eficaz no controle da ferrugem, a estratégia de buscar variedades resistentes é muito mais sustentável”.

O grupo de pesquisas de Graham identificou um grupo de genes que possuem resistência contra a ferrugem. Comparando os trabalhos seqüenciais de variedades resistentes e suscetíveis, chegaram a um gen candidato único, o Rpp4C4.

Por exemplo, a variedade de soja Willams82 carece do Rpp4C4, tornando-a vulnerável à ferrugem. No entanto a variedade PI459025B, que é resistente, tem cinco copias de gen candidato. Os pesquisadores utilizaram a técnica do silenciamento gênico induzido por virus para apagar os genes Rpp4 no PI459025B, fazendo com que esta linhagem seja suscetível a ferrugem de soja assim confirmando a importância de Rpp4 na resistência.Os resultados foram publicados no último número da revista Plant Physiology.