Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

SP vai testar vacina contra gripe aviária

O Instituto Butantan é o responsável pelo desenvolvimento da vacina para seres humanos.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), anunciou ontem (23) o início dos testes da vacina contra gripe aviária em humanos a partir do próximo semestre. Serra fez o anúncio no Instituto Butantan, que é responsável pelo desenvolvimento da vacina.”O Butantan está começando uma experiência de uma vacina contra a gripe aviária. Vai fazer os testes iniciais e, se eles derem certo, vai fazer os testes mais abrangentes. Se estes derem certo, teremos uma vacina antigripe aviária nacional, produzida aqui”, disse o governador.

O presidente da Fundação Butantan, Isaías Raw, afirmou que a vacina contra a gripe aviária é importante para proteger não apenas o Brasil, mas também os países vizinhos de uma eventual pandemia. De acordo com ele, o Instituto Butantan recebeu US$ 2,250 milhões da Organização Mundial da Saúde (OMS) para desenvolver a vacina contra gripe avária. Os estudos começaram há cerca de dois anos. A vacina foi testada com sucesso em camundongos e agora o Butantan deve aguardar autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para prosseguir.

Na próxima fase a vacina será aplicada em um grupo de 30 humanos, todos voluntários. “Entre os países chamados em desenvolvimento, o Brasil é o único que está neste estágio em relação à vacina”, afirmou Raw. Se a vacina funcionar em humanos, o Instituto Butantan terá condições de produzir e estocar milhões de doses na fábrica onde já é produzido a vacina contra gripe. As instalações da unidade custaram US$ 40 milhões.