Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

H1N1

China confirma primeiro caso de gripe A

No mundo, são 4694 casos em 30 países. Brasil confirmou oito casos da nova doença.

A China confirmou nesta segunda-feira que um estudante de 30 anos, que acabou de voltar dos Estados Unidos, está com gripe suína. É o primeiro caso confirmado no país.

O paciente, que teve apenas o sobrenome (Bao) revelado, estava estudando na Universidade de Missouri, nos Estados Unidos.

Bao deixou St. Louis em um voo que passou por St. Paul e Tóquio. Na capital japonesa, o chinês pegou um avião para Pequim e aterrissou no sábado. De lá, Bao pegou outro voo para Chengdu, no sudoeste da China.

No último voo, Bao começou a sentir febre, dor de garganta, tosse e coriza. Sessenta e três pessoas que viajaram com ele de Pequim a Chengdu estão de quarentena.

Bao foi direto ao hospital para começar o tratamento. As autoridades ainda não têm certeza do local onde o chinês contraiu a gripe suína.

Brasil- O Ministério da Saúde divulgou na tarde deste domingo que o número de casos confirmados de Influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, no Brasil subiu de seis para oito, sendo 6 com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (dentro do território nacional).

Um dos casos confirmados neste domingo é do Rio de Janeiro. Com este, somam três os pacientes infectados pelo vírus no Estado, sendo dois de transmissão autóctone, vinculados ao primeiro, que contraiu a doença no México.

O outro caso confirmado é do Rio Grande do Sul. A pessoa infectada esteve na Europa (Alemanha, República Tcheca, Hungria, Áustria, Itália e Espanha) antes de voltar ao Brasil. Apresentou os primeiros sintomas, leves, em 3 de maio, na Itália. Viajou no mesmo dia para Madri (Espanha), onde embarcou no dia seguinte para o Brasil. Procurou o serviço de saúde e foi notificada no dia 7.

Mais cedo, o ministério havia divulgado que caiu de 30 para 18 o número de casos suspeitos da gripe suína no país.

Mundo- A Organização Mundial da Saúde confirmou, em relatório publicado na manhã desta segunda-feira, 4694 casos de gripe suína pelo mundo, em 30 países diferentes.

No México, onde o surto começou, 1626 foram infectadas, 48 morreram. Nos Estados Unidos, os laboratórios confirmaram 2532 casos, com três mortes. O Canadá já tem 284 infectados pelo vírus influenza A (H1N1). Uma pessoa morreu no país. A Costa Rica também tem um caso de morte reportado. Oito pessoas do país foram infectadas.

Outras 26 nações confirmaram casos na doença, mas não tiveram nenhuma morte: Argentina (com um caso), Austrália (1), Áustria (1), Brasil (8), China (2, sendo um caso em Hong Kong), Colômbia (3), Dinamarca (1), El Salvador (4), França (13), Alemanha (11), Guatemala (1), Irlanda (1), Israel (7), Itália (9), Japão (4), Holanda (3), Nova Zelândia (7), Noruega (2), Panamá (15), Polônia (1), Portugal (1), Coreia do Sul (3), Espanha (95), Suécia (2), Suíça (1) e Reino Unido (47).

– Com informações do UOL