Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportação

China e Argentina favorecem o Brasil

Brasil está ganhando mercados que não eram tradicionais, como o asiático e o africano.

As ações governamentais de auxílio às economias nacionais, como o pacote de quase US$ 600 bilhões do governo chinês, estão ajudando o agronegócio brasileiro a se recuperar, avalia Marcos Matos, da OCB. No acumulado até abril, o faturamento brasileiro no comércio com a China teve crescimento de 67%, para US$ 5,6 bilhões. “Estamos ganhando mercados que não eram tradicionais, como o asiático e o africano”, completa Mafioletti.

De janeiro a abril, as exportações do complexo soja renderam ao país 12% mais em 2009. “Boa parte do ganho de mercado ocorreu em cima da Argentina, que, entre soja, milho e trigo, teve sua safra frustrada em 50 milhões de toneladas”, explica o analista da Ocepar. Não por acaso, o Brasil arrecadou 56% a mais com as exportações de milho no primeiro quadrimestre de 2009, arremata.

Beneficiado por quebras de safra em importantes países produtores, como Índia e China, o açúcar também foi destaque positivo nos primeiros quatro meses do ano, com faturamento 39% maior. Na outra ponta, prejudicado pela queda no preço do petróleo, o álcool teve receita 39% menor. O complexo carne – um dos primeiros a sentir a crise internacional – arrecadou 19% a menos no período, mas deve se recuperar, acredita Matos. “A retomada vai começar pelo setor de aves”, prevê.