O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou ontem (12), que apesar de não fazer parte de sua área, vai pedir que o governo inclua em sua agenda de discussões a redução do preço do óleo diesel.
“Ele teve uma subida de preço nos últimos dois anos, diferente da gasolina que, na bomba, não teve aumento. E houve uma queda acentuada no preço do petróleo”, disse o ministro à Agência Brasil. Ele disse que a redução no preço do combustível é muito importante para a agricultura.
Além do grande volume de diesel usado pelos caminhões que escoam a produção agropecuária, interferindo no preço do frete, os produtores usam o combustível em seus tratores e outras máquinas para preparar a terra, plantar e colher.
Por ter as rodovias como principal via de transporte, algumas regiões distantes de portos, como a Centro-Oeste, principal produtora de grãos do país, acabam tendo que praticar preços mais baixos para seus agricultores para não perder a competitividade em relação a outros lugares do país ou mesmo do exterior.