Ministério da Agricultura lançou o programa “Boi Guardião”, cujo objetivo é conter o desmatamento causado pela pecuária na região amazônica.
Boi Guardião contra o desmatamento
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, lançou ontem (09/12) em Marabá (PA), o programa “Boi Guardião”, cujo objetivo é conter o desmatamento causado pela pecuária na região amazônica. A primeira fase do projeto prevê o monitoramento de seis municípios paraenses, com rebanho que soma quase quatro milhões de cabeças.
O governo vai monitorar por imagens de satélite a área das fazendas. Quando verificar que houve avanço da propriedade para áreas desmatadas, vai bloquear a emissão das guias de trânsito animal eletrônica (GTA) para o pecuarista que desmatou. “Não tem nenhuma razão econômica para derrubar árvore para produzir boi”, disse o ministro.
Segundo comunicado do Ministério da Agricultura, durante o lançamento do programa também foi assinado um protocolo de intenções no qual frigoríficos da região se comprometeram a não comprar bovinos provenientes de áreas de desmatamento, e supermercados também asseguraram que não comprarão carne nessas regiões.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna
A pretensão do governo é que até o fim do próximo ano os Estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia já estejam sendo monitorados.
Em junho deste ano, o Ministério Público do Pará orientou redes de varejo do país a suspender as compras de carne provenientes de animais abatidos em áreas de desmate no Estado.























