Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Alemanha não rotula GM

<p>Governo alemão identifica produtos sem presença de organismos GM através da embalagem. Ovos, frango e leite não devem ser rotulados.</p>

O Ministro da Agricultura alemã, Ilse Aigner, regularizou os rótulos utilizados em alimentos “sem tecnologia genética”. A melhoria deve ser aceita por muitos fabricantes, relatou o GM Compass. Até hoje, apenas alguns fabricantes utilizam o recurso.

Desde maio de 2008, a Alemanha tenta aplicar os rótulos para produtos alimentares “sem tecnologia genética”. Sua principal função é identificar alimentos, tais como produtos cárneos, que não foram alimentados com produtos geneticamente modificados (GM). Os alimentos com esse tipo de rótulo devem provar que não utilizam essas substâncias, porém, é permitido quevitaminas, enzimas e aditivos nutricionais sejam utilizados na ração.

Os critérios mais rigorosos para os gêneros alimentícios não permitem a aplicação de aditivos obtidos através de modificação genética e nem a mistura acidental de plantas geneticamente modificadas. Até agora, no entanto, os produtos “sem tecnologia genética” não estão amplamente disponíveis. Com exceção do leite de vaca, os produtos rotulados geralmente pertencem aos pequenos fabricantes.

Com a apresentação do logotipo normalizado, o ministro Aigner declarou que “será mais fácil para os consumidores identificarem e escolherem seus produtos de acordo com a preferência”. O ministro também citou a “liberdade de escolha e o reforço à transparência na hora das compras”. O novo logotipo será disponibilizado aos fabricantes gratuitamente.

Tendência – É questionável se essa medida irá conduzir os fabricantes a produzir mercadorias com esse rótulo. Para muitos, até mesmo os que produzem orgânicos, pode ser difícil cumprir os critérios de adoção. Na produção de aditivos, enzimas e aromas, a aplicação direta ou indireta de modificados é generalizada. No uso de produtos à base de insumos, pode-se encontrar vestígios de GM, principalmente de milho e soja.

Em contradição, determinadas aplicações de GM são permitidas na alimentação de alguns animais responsáveis pela produção de ovos, carne de frango e leite. Os fabricantes não querem usar o rótulo por medo de perder a confiança dos clientes, uma vez que não podem garantir que seus produtos estejam livres de GM. Não obstante a esse problema, as organizações ambientalistas aprovam o novo rótulo.

* Tradução Avicultura Industrial