Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa analisa mudança no calendário de vacinação

<p>A expectativa do governo do RS é que um parecer final seja emitido até a próxima segunda-feira.</p>

Redação (15/12/2008)- O pedido de alteração do calendário de vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul será analisado nesta semana pelo Ministério da Agricultura, em Brasília. A expectativa do governo estadual é que um parecer final seja emitido até a próxima segunda-feira.
Desta forma, segundo o responsável pelo Serviço de Doenças Vesiculares do Departamento de Produção Animal, Diego Viali dos Santos, seria possível fazer uma melhor divulgação junto aos produtores antes da próxima campanha.
Pela proposta da secretaria, as doses seriam aplicadas em maio e novembro. Atualmente, a imunização ocorre em janeiro e junho. Se o projeto for aprovado, no ano que vem, terá de ser adotado um sistema de transição com três etapas em janeiro, maio e novembro. E a modificação total ficaria para 2010. A Farsul propõe a alteração para março e setembro.
Amanhã, a secretaria conclui a distribuição de 4,3 milhões de vacinas gratuitas contra aftosa no Estado. Segundo Viali, 80% dos municípios já estão abastecidos. Nesta etapa, a vacinação vai de 5 a 30 de janeiro de 2009.