Redação (17/11/2008)- A China comprou 20 mil toneladas de farelo de soja da Índia para embarque em dezembro e cerca de 30 mil toneladas do produto indiano para este mês, devido à alta dos preços no mercado chinês, disseram traders na segunda-feira. O farelo de soja da Índia está valendo entre 2.600 e 2.800 iuans (entre US$ 381,1 e US$ 410,4) por tonelada, incluindo frete.
"Compramos alguns carregamentos, uma vez que os preços oferecidos antes estavam lucrativos", disse o executivo de uma trading em Shandong. "Mas a vantagem de preço desapareceu seguindo um grande fluxo de soja importada neste mês", acrescentou.
Esmagadores chineses esperavam aumentar em 40% as importações de soja neste mês em relação a outubro, para um total de mais de 3 milhões de toneladas, depois da queda nos futuros da bolsa de Chicago e do colapso dos preços dos fretes.
A China, o país com maior capacidade de esmagamento, frequentemente compra farelo de soja da Índia quando os preços indianos caem, tendo importado 118 mil toneladas nos primeiros nove meses do ano.