Usp realiza seminário sobre o tema nos dias 25 e 26 de novembro.
Processamento Térmico de Alimentos
Redação (13/11/2008)- O Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realizará nos dias 25 e 26 de novembro, das 9 às 18 horas, o seminário Novas tendências para o processamento térmico de alimentos – a utilização de campos elétricos moderados na indústria alimentar, que será proferido pelo professor Antônio Vicente do Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, em Braga, Portugal.
O seminário pretende divulgar tecnologias alternativas para o processamento térmico de alimentos, com um enfoque particular sobre a utilização de campos elétricos moderados (aquecimento óhmico) e qual o seu efeito sobre os constituintes dos alimentos; serão também revisitados temas de base, como fenômenos de transporte e noções de pasteurização e esterilização, e haverá lugar a uma aula prática de demonstração do funcionamento do aquecimento óhmico.
O evento acontece na sala de Pós-Graduação Prof. Eugênio Aquarone e Laboratório de Microbiologia Aplicada do Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF, na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, bloco 16 superior, Cidade Universitária, São Paulo. O público-alvo são alunos de Graduação e Pós-Graduação das áreas de Farmácia, Engenharia de Alimentos, Tecnologia Química e Alimentar e pesquisadores com interesses no tema proposto e profissionais que atuam na área industrial. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 21 de novembro, podendo ser feitas pelo e-mail fbtfcf@usp.br.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna























