Redação AI (19/09/07) – O Brasil é hoje o maior exportador e o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef). De janeiro a julho, as exportações de carne do setor cresceram 28% em volume – 1,82 milhão de toneladas – e 54,6% em receita, para US$ 2,54 bilhões. Para acompanhar o ritmo acelerado do setor e atender a demanda, o produtor deve estar sempre atento às novas tendências mundiais em sanidade e produção desse mercado.
É por isso que a Divisão de Saúde Animal da Pfizer promoveu o Simpósio de Gerenciamento de Imunidade Maternal, que contou com a presença do professor Oscar Morales (foto), Gerente de Diagnóstico Veterinário no Laboratório de Doenças Animais do Estado de Florida (EUA), especialista em doenças virais de aves. No evento, o professor debateu sobre a questão da imunidade pré-natal nessa área, prática que em breve permitirá melhor manejo das matrizes e aprimoramento da produção de carne de frango no Brasil.
“Produtores e veterinários têm consciência dos prejuízos que as doenças virais podem causar na avicultura”, comenta Paulo Moraes, gerente de produtos da Unidade de Negócios Suínos e Aves da Pfizer. “Mas na prática, não se debate a gestão da imunidade, que envolve desde administração, recursos de mão-de-obra, programa de vacinação, até temas como biossegurança.”
O Simpósio reuniu na cidade de Ita, Santa Catarina, 70 especialistas da área, veterinários e representantes da agroindústria, que além da palestra de Oscar Morales, tiveram a oportunidade de assistir às apresentações de especialistas brasileiros, entre eles, Carlos Augusto Mallmann, professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria; Eduardo Lima, da Aviagen do Brasil; Alberto Back e Ubiratã Rodrigues, da Mercolab.
“A Pfizer realiza uma série de atividades de transferência de informações e atualização profissional para ajudar o produtor a alcançar mais eficiência e lucratividade, com qualidade e segurança”, afirma Moraes.
Fundada em 1849, a Pfizer é uma indústria farmacêutica de origem norte-americana que pesquisa, desenvolve e comercializa medicamentos líderes nas áreas de saúde humana e animal. Presente em 140 países, a empresa está no Brasil desde 1952 e, atualmente, emprega cerca de 1,9 mil funcionários.
A Divisão de Saúde Animal da Pfizer tem presença marcante no segmento veterinário brasileiro e está organizada em quatro Unidades de Negócios – Bovinos (Corte e Leite), Suínos e Aves, Animais de Companhia e Agrícola. Além de desenvolver medicamentos de diversas classes terapêuticas para prevenção e tratamento de doenças, a empresa também dispõe de programas de educação continuada que contribuem para a qualidade, produtividade, sanidade e bem-estar dos animais.
Como o consumidor pode entrar em contato com a Divisão de Saúde Animal da Pfizer: www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19.