Redação (10/04/07) – Segundo do biólogo e consultor da Orbe Brasilis, Nelson Grzybowsky, o processo da construção de uma avicultura sustentável deve não somente implicar em buscas de tecnologias de produtividade, mas também fortalecer, de fato, a avicultura na base da produção. "O emprego de boas práticas na atividade avícola, baseadas no conhecimento, na tecnologia e na legislação vigente, faz com que o criador busque atualizações, para a realização de um trabalho que melhore a produtividade e ao mesmo tempo preserve as condições do meio ambiente", destacou.
Grzybowsky afirma que o licenciamento ambiental é necessário e de grande importância social. "O desenvolvimento avícola sustentável pode ser iniciado tendo por base o planejamento da implantação da atividade e do manejo correto dos dejetos, que usa a estratégia de crescimento a partir da reciclagem dos resíduos", explica.
A concretização de uma avicultura sustentável favorece ainda a sua inserção num processo ecológico. Esta inserção é facilitada quando o caráter de preservar o meio ambiente, dando prioridade à unidade de produção é considerado. Aonde as necessidades coletivas conduzem a uma gestão dos meios de produção incorporada a complexidade das relações ambientais.
Avicultura também exige adequações meio-ambientais
<p>À medida que cresce a necessidade por melhorias ambientais, também cresce a necessidade do tratamento dos dejetos orgânicos, tendo em vista o atendimento das diretrizes do desenvolvimento sustentável.</p>