Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Bélgica irá banir gaiolas para poedeiras

<p>Seguindo o exemplo da Holanda, supermercados belgas não deverão mais comercializar ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas.</p><p></p><p> </p><p></p><p></p>

Redação AI – 02/03/2007 – Na Holanda, ovos vindos de granjas que mantêm as poedeiras em sistemas de gaiolas já foram banidos das prateleiras dos supermercados há alguns anos. O setor de alimentos e de varejo daquele país estão aderindo aos produtos provenientes de granjas e fazendas que aplicam o conceito de criação "livre", no caso do ovo (non-cage eggs), visando o bem-estar animal.

Na Bélgica, a rede de supermercados Delhaize está seguindo os exemplos de outras redes como Makro, Lidl e Colruyt, que estão substituindo os ovos produzidos por galinhas criadas em gaiolas por ovos orgânicos e ovos de galinhas criadas "soltas", mas em sistema industrial.

O grupo de bem-estar animal Global Action in the Interest of Animals (GAIA) aprecia este tipo de atitude e já aborda outras redes de supermercados na Bélgica para seguir o exemplo.

As baterias de gaiolas convencionais, usadas nas granjas de postura comercial, serão banidas na União Européia em 2012, mas gaiolas enriquecidas (confira artigo da Embrapa sobre este assunto na edição 1152 da revista Avicultura Industrial), que promovem um certo bem-estar e proporciona a cada poedeira 33% mais espaço na gaiola, serão permitidas.

Porém, o GAIA já advertiu os produtores de ovos da União Européia a abandonar ambos os sitemas: o das baterias de gaiolas e o das gaiolas enriquecidas.