Redação (05/12/06) – Para ampliar o debate sobre soluções para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro com conservação, valorização e o uso sustentável dos recursos da biodiveridade, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove amanhã (07/11), das 8h30 às 17h30, no Memorial JK, em Brasília, o seminário “Agropecuária Sustentável: um olhar para o futuro”.
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, fará a abertura oficial do evento. Na oportunidade, assinará a portaria de criação do Grupo de Trabalho Multiinstitucional de Assessoramento para a Política de Alimentos Seguros (COPAS) e o Termo de Cooperação entre o Mapa e o Sistema “S” (Senai, Senac, Sesi, Senar).
Entre os temas que serão discutidos no seminário está a Produção Integrada de Frutas, com palestra do presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Borges Júnior. O presidente da Confederação Americana de Associações para Agricultura Sustentável (CAAPAS), Ivo Melo, falará sobre a tecnologia do plantio direto na palha.
Também estão na pauta a produção orgânica de carne, a produção sustentável de suínos e o sistema de destinação final de embalagens de agrotóxicos. O assessor de Gestão Estratégica do Mapa, Carlos Bicalho Schlottfeldt, fará uma exposição sobre o Plano Executivo de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio na Amazônia Legal. Rogério Pereira Dias, coordenador-geral de Desenvolvimento Sustentável do Mapa, falará sobre o Programa de Manejo Sustentável em Microbacias Hidrográficas.
A estratégia de promoção do alimento seguro e sua importância para o mercado interno e externo será tema da palestra do secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, Márcio Portocarrero, que encerrará o encontro. Antes, serão ainda debatidos os itens agronergia, agroecologia e a atuação das escolas agroecológicas na Bahia.