Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Controle da ferrugem, mosca branca e outras pragas serão debatidas hoje em Sinop (MT)

<p>Encontro acontece hoje (23) das 18 às 22hs30.</p>

Redação (23/11/06) – Cuidar da lavouras de soja, evitando e controlando das principais pragas. É esse o objetivo de um encontro que será realizado hoje, das 18 às 22:30h, em um hotel na avenida dos Jacarandás, em Sinop. Na safra passada foram cultivados cerca 400 mil hectares de soja na região de Sinop, que compreende municípios como Santa Carmem, Vera, Feliz Natal entre outros. Neste ano, segundo o Sindicato Rural de Sinop, o plantio caiu cerca de 15%, ficando em cerca de 340 mil hectares. Para compensar a redução de área, os produtores estão na expectativa de uma boa produtividade.

Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso e de outras instituições parceiras, vão trazer informações pertinentes ao momento da safra agrícola, ressaltando os cuidados que o produtor e equipe tem que ter com a lavoura. Os palestrantes informarão sobre os problemas que tem acometido a sojicultura e quais os procedimentos para não ter perda de produção por causa destes problemas.

A programação técnica vai destacar qual o comportamento da ferrugem nesta safra após a implantação do vazio sanitário, o que muda no manejo de controle da ferrugem, dados atuais de focos de ferrugem, formas de controles eficientes e as falhas mais comuns, produtos, doses e aplicações para controle da doença.

Ainda serão discutidos o controle das pragas: como deter o avanço dos percevejos sugadores; monitoramento – procedimentos e importância, lagartas – o uso de fungicidas prejudicando o controle biológico, integração e rotação de culturas – excelentes ferramentas para controle de pragas, pragas em crescimento: mosca branca e falsa medideira.