Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em busca de um meio ambiente equilibrado

<p>Confira artigo de Gentil Bonêz. membro da Câmara de Educação Ambiental e Comunicação do TAC-Amauc.</p><p></p>

Redação SI (20/09/06)- Com um público de aproximadamente duas mil pessoas entre entidades parceiras, mas principalmente, suinocultores, encerramos no dia 04 de setembro no Município de Iraní, um trabalho que teve início em março de 2005 em Ipumirim.


O Seminário de Educação Ambiental e Comunicação é mais uma etapa concluída das muitas que prevê o Termo de Compromisso de Ajustamento de Condutas da atividade suinícola e que através do Comitê Regional da Suinocultura da Região da Amauc desenvolveu com os membros da Câmara de Educação Ambiental e Comunicação do TAC.


Como eu me sinto em relação ao TAC? Este foi o pontapé inicial dos encontros em que, através da Abordagem Centrada na Pessoa-ACP iniciou a discussão de como vem sendo a implantação do termo em cada propriedade. Esta forma permitiu que todos tivessem a oportunidade de falar e ouvir expondo suas dúvidas e anseios a respeito do assunto.


Envolvimento, conscientização e comprometimento ambiental foram alguns dos inúmeros assuntos discutidos nos encontros. Sendo que o resultado desse trabalho será a elaboração de uma Cartilha Ecológica a qual tem por objetivo esclarecer em forma de perguntas/respostas muitas dúvidas que no decorrer dos seminários foram levantadas em relação a atividade suinícola e ao meio ambiente. Essa cartilha deverá chegar nas mãos de todos os produtores que aderiram ao TAC, bem como da sociedade que tiver interesse em conhecer o trabalho.


Queremos que através do conteúdo dessa cartilha, venha de alguma forma auxiliar o produtor que tiver alguma dúvida a respeito de como produzir suínos sem poluir/contaminar o meio ambiente, e assim viver em harmonia com a sua família a sociedade e o planeta.