Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

OMS pede que China esclareça caso de H5N1 em 2003

<p>Confirmação de doença poderia mudar teorias sobre sua origem.</p>

Redação AI (23/06/06)- A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu às autoridades chinesas de saúde que esclareçam um possível caso de gripe aviária em humanos que teria ocorrido em 2003 e sobre o qual não se sabia nada até agora. Segundo a edição de hoje do jornal South China Morning Post, o representante da OMS na China, Roy Wadia, escreveu ao Ministério da Saúde do país para que esclareça o caso que, se for confirmado, poderia mudar as idéias atuais sobre a origem da doença.

Em 2003, um homem de 24 anos morreu na China e naquele momento se diagnosticou que a causa da morte tinha sido a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), que aquele ano matou a mais de 500 pessoas no país asiático. Análises posteriores indicam, no entanto, que o homem poderia ter contraído o vírus H5N1 da gripe aviária, segundo um relatório publicado por médicos chineses ontem no New England Journal of Medicine.

Se o caso for confirmado, esta seria a primeira morte por gripe aviária de que se teria notícia. Isso significaria que o atual surto de gripe aviária não se originou na Coréia do Sul por volta de dezembro de 2003, como sustentam as atuais teorias.

Segundo as idéias atualmente aceitas sobre a doença, o vírus passou de aves sul-coreanas para o Vietnã, onde se registraram no final de 2003 e princípios de 2004 os primeiros casos oficiais de gripe aviária em humanos. No entanto, há muito tempo existem suspeitas de que a doença não foi disseminada a partir da Coréia do Sul, muito afastada do Vietnã, mas da vizinha China, que também foi a origem da Sars e de focos mais benignos de gripe aviária nos anos 90.

O porta-voz do Ministério da Saúde chinês, Deng Haihua, disse ao jornal South China Morning Post que as autoridades chinesas estão acompanhando com “grande atenção” o caso, mas que por enquanto não receberam diretamente informações sobre isso.

Desde 2003, a gripe aviária doença que a OMS teme que possa se transformar em uma pandemia que afete milhões de pessoas contaminou 246 pessoas, das quais 137 morreram na China, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Azerbaidjão, Camboja, Djibuti, Egito, Iraque e Turquia.